Manifestantes fizeram ressoar panelas, o chamado ‘panelaço’, na noite de quinta-feira, em protesto contra o Partido dos Trabalhadores (PT, de centro-esquerda), que governa o país, durante a emissão de propaganda na televisão.

Segundo a imprensa brasileira, houve protestos com panelas em 15 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília.

A propaganda, divulgada também à tarde na página do partido na Internet, contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual Presidente, Dilma Rousseff. A apresentação foi feita pelo ator brasileiro José de Abreu (que interpreta o personagem Nilo na novela “Avenida Brasil”).

O PT reconheceu, na propaganda, que o Brasil vive uma crise económica, mas pediu apoio da população para que ela não se torne também uma crise política.

Nos últimos dois minutos da peça, o partido disse não ter nada contra o “panelaço”, mas realçou que prefere encher as panelas dos brasileiros “de vida e esperança” e afirmou que liderou os Governos que mais melhoraram a situação alimentar do país.

Outros “panelaços” contra o Governo de Rousseff ocorreram este ano, nomeadamente a 06 de maio, também durante o programa partidário do PT, e a 8, 15 e 16 de março, respetivamente, durante o discurso de Rousseff, conferência de imprensa com ministros de Governo e reportagem sobre a Presidente brasileira na TV Globo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR