Tal como aconteceu em agosto de 2014, na sequência da morte do jovem Michael Brown, Ferguson está novamente em estado de emergência devido a confrontos entre manifestantes e polícia que começaram no domingo e se prolongaram durante esta segunda-feira. Depois de um jovem ter sido atingido no domingo, ficando em estado crítico, cerca de 200 pessoas saíram à rua e várias foram presas.
Both @deray and @Nettaaaaaaaa have been arrested. #Ferguson pic.twitter.com/KX6LhimCiy
— Ryan J. Reilly (@ryanjreilly) August 10, 2015
As autoridades de St Louis dizem que há a possibilidade de perigo físico para as pessoas e danos aos bens materiais e edifícios e por isso decretou o estado de emergência. A associação Ferguson Action Council, que organizou as vigílias para relembrar Michael Brown, o jovem morto em agosto de 2014, declarou esta segunda-feira como dia de “desobediência civil”, incitando a uma nova manifestação nas ruas da cidade.
Tyrone Harris, um jovem de 18 anos que foi atingido na vigília de domingo, foi acusado esta segunda-feira de vários crimes, incluindo quatro tentativas de agressão a polícias e posse de arma, entre outras. O jovem está em estado crítico e a sua fiança está nos 250 mil dólares. A família defende que o jovem não fez nada do que está a ser acusado.