O ‘mayor’ de Los Angeles, Eric Garcetti, confirmou na segunda-feira que está a negociar com o comité olímpico norte-americano (USOC) a candidatura aos Jogos de 2024, após a desistência de Boston.
“Será benéfico para a nossa cidade. Os Jogos Olímpicos estão no nosso ‘ADN’ e vão permitir benefícios económicos e sociais”, disse Eric Garcetti ao Los Angeles Times.
O ‘mayor’ acrescentou ao jornal californiano que a negociações com o USOC estão neste momento a abordar a questão do orçamento, que deverá rondar os 4,5 mil milhões de dólares (quase 4,1 mil milhões de euros).
Los Angeles, que já organizou duas edições dos Jogos Olímpicos, em 1932 e 1984, foi uma das cidades pré-selecionadas para uma candidatura norte-americana aos Jogos de 2024, mas acabou por perder a ‘corrida’ para Boston, em janeiro.
No entanto, Boston retirou a candidatura em finais de julho, depois de muita contestação dos habitantes, sobretudo relativamente ao orçamento exigido para acolher o evento.
Os Estados Unidos têm até 15 de setembro para apresentar uma candidatura ao Comité Olímpico Internacional (COI), que anunciará a cidade vencedora em setembro de 2017, em Lima, no 130.º congresso do organismo.