Não se podia esperar outra coisa. A combinação Kanye West, um microfone e um palco é sempre promissora. E este domingo na cerimónia MTV Music Video Awards 2015 não foi diferente. Enquanto subia ao palco para receber o prémio Michael Jackson Video Vanguard Award, o rapper norte-americano decidiu – após um longo, longo discurso – anunciar a sua candidatura à Casa Branca em 2020. Mas antes fez uma confissão: “Devem estar todos a pensar agora, ‘Será que ele esteve a fumar alguma coisa?’ A resposta é sim, estive a enrolar um bocadinho de alguma coisa”. O Twitter ficou eufórico e até Donald Trump já reagiu ao anúncio:

https://twitter.com/realDonldTrump/status/638191856698789888

“Quem é que Kanye pensa que é a concorrer à presidência? Que experiência é que ele tem? Nenhuma”, escreveu o polémico candidato do partido Republicano.

No discurso que alguns sites como o Mashable descrevem como “bizarramente” inspirador, Kanye começa por apelar a que se ouça os jovens:“Bro. Bro listen to the kids.” Depois pediu (uma espécie de) desculpa à cantora Taylor Swift por em 2013 ter interrompido a sua atuação – tirando-lhe o microfone em palco e defendendo o trabalho de Beyoncé. Criticou as cerimónias de entrega de prémios, admitiu que “morreria pela arte” e por aquilo em que acredita e ainda acrescentou estas palavras: “Não vamos controlar os nossos jovens com marcas. Não lhes vamos ensinar a ter baixa auto-estima e ódio. Vamos ensinar-lhes que eles podem ser alguém. Vamos ensinar aos nossos jovens que eles podem defender-se, que podem acreditar neles próprios.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois, veio o anúncio à Casa Branca daqui a cinco anos: “Isto não é sobre mim. É sobre ideias, sobre pessoas que acreditam na verdade. E sim, como provavelmente já adivinharam neste momento, decidi concorrer a Presidente em 2020.”

E… claro, o Twitter explodiu:

https://twitter.com/kanyewset/status/638182175209205766

No Instagram, Kylie Jenner e Khloe Kardashian já mostraram apoio a Kanye.

View this post on Instagram

Mr West!!! ??????

A post shared by Khloé (@khloekardashian) on