Edward Snowden abriu conta no Twitter: "Conseguem ouvir-me agora?"

Em três horas, o responsável pela maior fuga de informação da história caminha em direção aos 500 mil seguidores. Para já, muito humor e farpas à NSA.

i

Handout The Guardian/ Getty Images

Handout The Guardian/ Getty Images

Conseguem ouvir-me agora?” É assim que Edward Snowden dá o pontapé de partida à conta que acaba de criar no Twitter. Não sabe de quem estamos a falar? Trata-se do responsável pela maior fuga de informação da história, que pôs a descoberto os programas de espionagem da Agência de Segurança norte-americana (NSA) enquanto lá trabalhava. Atualmente, encontra-se exilado na Rússia, enquanto os EUA procuram condená-lo por traição.

Para já — e em pouco mais de três horas — Snowden caminha a passos largos em direção aos 500 mil seguidores. Já trocou mensagens com o astrofísico Neil deGrass Tyson, sempre com uma boa dose de humor. Mas, acima de tudo, lança farpas à agência para a qual trabalhou, sendo até a única conta que segue na rede social. “Dantes trabalhava para o Governo. Agora trabalho para o público”, escreve no perfil.

“Entretanto, mil pessoas em Fort Meade [sede da NSA] acabam de criar conta no Twitter.”

“A sentir-me geek. Edward @Snowden, o homem por detrás das revelações da vigilância em massa. Bem-vindo ao @twitter.”

“@neiltyson Obrigado pelas boas-vindas. E agora temos água em Marte! Achas que controlam os passaportes na fronteira? Pergunto para um amigo.”

Neil deGrasse Tyson: “E, Ed @Snowden, fico contente em saber que o teu longo exílio não afetou o teu sentido de humor. Tens andado ocupado?”

“Edward Snowden: “@neiltyson A vigilância nunca descansa e os projetos secretos do @FreedomofPress mantêm-me ocupado, mas ainda arranjo tempo para ver fotografias de gatos.”

Editado por Diogo Queiroz de Andrade.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.