Os proprietários de automóveis da marca Skoda já podem verificar na internet se o seu carro está afetado pelo dispositivo que falseia os resultados das emissões de gases poluentes.

A SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, divulgou um comunicado da Skoda em que é anunciado que os clientes desta marca podem ver via internet se o motor do seu carro foi ou não afetado pelo software que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro.

“Os proprietários de veículos Skoda podem verificar on-line em www.SKODA.pt se o seu carro está afetado. Os clientes também podem obter mais informação ligando para o call center SKODA 808509950”, diz o comunicado.

Segundo a marca automóvel, apenas são afetados os veículos Skoda com motores diesel da série EA 189, mas a segurança e o desempenho da condução não são afetados e os veículos podem ser conduzidos como habitualmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Volkswagen também emitiu um comunicado idêntico hoje.

A 18 se setembro, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um ‘software’ incorporado no veículo.

Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.