Reino Unido

Vários detidos em manifestação estudantil em Londres

Várias pessoas foram detidas em Londres numa manifestação estudantil que degenerou em incidentes, diz a polícia metropolitana da capital britânica. Estudantes pediam fim das propinas e mais apoios.

Várias pessoas foram esta quarta-feira detidas em Londres durante uma manifestação estudantil que degenerou em incidentes, informou a polícia metropolitana da capital britânica (MET, Scotland Yard).

Milhares de estudantes concentraram-se nas ruas da capital britânica numa manifestação pacífica para pedir a eliminação das propinas universitárias e a reposição das ajudas para os estudantes com menos recursos.

Mas, segundo a polícia metropolitana de Londres, “um pequeno grupo de manifestantes” lançou tinta contra a parede do Ministério do Interior e outros manifestantes tentaram “invadir o edifício do Ministério das Empresas, da Inovação e das Competências”, ação que foi impedida pelos agentes da força policial.

Durante a tentativa de invasão, os estudantes “lançaram algumas bombas de fumo e ovos à polícia”, que formou um cordão de segurança junto do edifício, precisou a MET, num comunicado.

A manifestação, que contestou as medidas aplicadas desde 2010 pelo governo de David Cameron (conservador), contou com o apoio do novo líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn.

Numa mensagem lida aos manifestantes, Jeremy Corbyn reiterou a sua promessa de abolir o pagamento das propinas universitárias caso chegue ao governo e exortou os estudantes a “prosseguir com os protestos e a fazer uma campanha pela justiça”.

O governo do trabalhista Tony Blair introduziu em 1999 o pagamento de propinas universitárias, cujo valor triplicou em 2010 com a coligação governamental entre conservadores e os liberais-democratas, liderada por Cameron.

Posteriormente, o executivo conservador modificou o sistema de bolsas com o objetivo de reduzir ou eliminar este tipo de subvenções, propondo em troca um regime de empréstimos que levou ao endividamento dos estudantes.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)