A polícia australiana usou gás lacrimogéneo para pôr termo a um motim que estalou no domingo num centro de detenção de imigrantes na remota ilha de Christmas, foi esta terça-feira divulgado.

Reforços policiais foram enviados para a ilha depois de uma escalada de violência e de terem sido ateados fogos durante distúrbios desencadeados pela morte, no domingo, de um curdo-iraniano.

“O Departamento [de Imigração] pode confirmar que todas as áreas do centro de detenção da ilha Christmas se encontram sob total e efetivo controlo”, refere, em comunicado.

Cinco detidos receberam assistência médica na sequência de ferimentos, tendo o ministro da Imigração estimado prejuízos superiores a um milhão de dólares australianos (656 mil euros).

“Foi usada alguma força contra um grupo de detidos que tinha erguido barricadas e que resistiu ativamente (…), incluindo com a ameaça de usar armas improvisadas”, referiu o organismo.

O motim no centro de imigrantes teve início depois de um requerente de asilo — identificado como Fazel Chegeni — ter sido encontrado morto, pouco depois de ter supostamente escapado.

No centro da ilha Christmas — a 2.650 quilómetros ao largo de Perth, na costa noroeste da Austrália — encontram-se mais de 200 pessoas, incluindo estrangeiros, com antecedentes criminais, cujos vistos foram cancelados e estão prestes a serem deportados, estando também ali confinados refugiados e requerentes de asilo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR