886kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Google lança YouTube Music, um novo serviço de streaming de música

Este artigo tem mais de 5 anos

É o take três na série de serviços que a Google derivou do YouTube. Chama-se Music e vai concorrer contra o Spotify e o da Apple.

O mercado do streaming tem crescido nos últimos anos
i

O mercado do streaming tem crescido nos últimos anos

Karolina Grabowska/Pixabay

O mercado do streaming tem crescido nos últimos anos

Karolina Grabowska/Pixabay

A Google jogou mais um trunfo no universo dos serviços de streaming de música. Chama-se YouTube Music e joga na mesma liga do Spotify e do Apple Music. Ou seja, trata-se de uma aplicação móvel para ouvir música na internet, embora com um conceito relativamente diferente.

O YouTube Music é gratuito e evolui do YouTube Music Key, um serviço pago lançado no ano passado. Mas como se distingue dos demais? Para uma empresa como a Google, não foi difícil. Bastou tirar proveito do conteúdo já presente na maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube, da qual é detentora.

Segundo a revista Time, a aplicação móvel do YouTube Music “foca-se na personalização” e divide-se em três secções principais: uma com estações de rádio selecionadas com base nos gostos do utilizador; outra com os vídeos de música mais vistos — ou ouvidos — nesse dia; e ainda uma última secção que agrega todos os vídeos de música aos quais o utilizador deu um “gosto”.

Os utilizadores podem ainda pesquisar por artistas, álbuns ou músicas específicas. Os conteúdos são os mesmos do YouTube original, mas a aplicação mostra só os vídeos de música. Aqui reside outro elemento distintivo deste serviço da Google: de acordo com a Time, a aplicação reúne “as melhores versões alternativas” de uma mesma música — leia-se covers — e junta-as no mesmo lugar. A funcionalidade chama-se “Explore” e a seleção desses temas é feita com base na popularidade destes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vídeo de apresentação do YouTube Music

A aplicação YouTube Music está disponível nas lojas do iOS e do Android e é suportada pela publicidade que integra ao longo da experiência. Para uma utilização mais “limpa”, é necessário subscrever o novo serviço YouTube Red, lançado a 28 de outubro deste ano. A subscrição, que custa 9,99 dólares por mês, abre um leque de novas funcionalidades tais como suporte para ouvir música sem ligação à internet, ou ouvir música ao mesmo tempo que se usa outras aplicações no dispositivo (algo que, por sinal, nunca é possível na aplicação do YouTube).

Contudo — e como já é habitual — estas são novidades que se cingem aos utilizadores norte-americanos e, para já, nem o YouTube Red nem o YouTube Music estão disponíveis em Portugal. Talvez por esse motivo, e por serem já três os novos serviços que a Google derivou do YouTube no último par de anos (o Red, o Gaming e, agora, o Music), o vídeo de apresentação tem, para já, significativamente mais dislikes do que “gostos”, sendo visível a indignação de muitos utilizadores nas caixas de comentários.

Editado por Filomena Martins.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.