Empresários e gestores de 15 empresas portuguesas participam, até terça-feira, numa missão empresarial promovida pela AEP em Teerão, no Irão, a primeira após o levantamento do embargo internacional.

“Trata-se da primeira missão empresarial portuguesa, depois de levantado o embargo comercial aos produtos estrangeiros, na sequência do acordo celebrado em julho, entre o governo de Teerão e as grandes potências mundiais, em que ficou assegurada a natureza pacífica do programa nuclear iraniano”, indica em comunicado a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Na comitiva liderada pelo presidente da AEP estão representadas empresas industriais e de serviços que operam nas áreas da metalomecânica, materiais de construção, têxtil e vestuário, serviços de engenharia, energia, consultadoria especializada, cabos elétricos e telefónicos, produtos químicos, eletrodomésticos e máquinas-ferramenta.

Esta é a quarta vez nos últimos seis anos que a AEP tem na capital iraniana uma missão empresarial, o que “traduz a importância” atribuída a “uma nação histórica, com quem Portugal sempre manteve boas relações”, realça Paulo Nunes de Almeida.

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O presidente da AEP acredita não haver motivos “para que permaneçam os entraves ao incremento das trocas comerciais bilaterais e que não se reforcem as relações entre os dois países”.

“A economia não para e os empresários portugueses não podem baixar os braços perante contrariedades conjunturais e a instabilidade política. Portugal precisa cada vez mais das empresas exportadoras e de diversificar os mercados de destino daquilo que produz”, assinala o responsável, destacando o mercado “com um enorme potencial” para as empresas portuguesas, “o maior do Golfo Pérsico, com mais de 80 milhões de consumidores”.

Em 2010, quando a AEP realizou a sua segunda missão empresarial, as exportações portuguesas para o Irão chegaram aos 37,4 milhões de euros, tendo vindo a diminuir, desde então, de ano para ano. Em 2014 não passaram dos sete milhões de euros mas, nos primeiros cinco meses deste ano, já tinham ultrapassado os 8,5 milhões de euros.

Papel, moldes, painéis de fibras de madeira, cortiça, medicamentos, fornos industriais e cabos elétricos e para telecomunicações são os principais produtos que Portugal está a vender no mercado do Golfo Pérsico com maior potencial económico.

Esta missão da AEP foi organizada em parceria com o Portugal-Irão Business Council, plataforma de negócios entre empresas de ambos os países, que “tem dado um contributo relevante, desde a sua criação, em junho de 2009, para a dinamização das relações comerciais bilaterais”, indica a associação.