O grupo petrolífero britânico BP anunciou que vai suprimir pelo menos 4.000 empregos em todo o mundo nos próximos dois anos, num contexto de fracas cotações do barril de petróleo.

A atividade a montante (exploração e produção) vai assim passar de um total de 24.000 para 20.000 empregos até ao final de 2017, refere o grupo britânico num comunicado.

O grupo prevê designadamente 600 supressões de empregos no mar do Norte.

“Tendo em conta problemas bem conhecidos da atividade nesta região (…) e do endurecimento das condições de mercados, devemos adotar determinadas medidas para nos assegurarmos que a nossa empresa se mantém competitiva e robusta”, explicou o presidente regional da BP para o mar do Norte, Mark Thomas.

Estes anúncios surgem numa altura em as cotações do barril de petróleo estão particularmente baixas e se aproximam, atualmente, da barreira simbólica de 30 dólares, obrigando as grandes companhias petrolíferas a reduzirem o número de empregados.

Assim, a Royal Dutch Shell já tinha anunciado no final do ano passado que tencionava suprimir 2.800 empregos no novo grupo resultante da fusão com a empresa BG Group, comprada recentemente pela Shell.

Este número junta-se à supressão de 7.500 empregos que já tinha sido anunciada pelos empregados da Shell.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR