A ativista que protagonizou um protesto nas galerias da Assembleia da República exigindo a demissão do então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai ser ouvida em tribunal. O site precarios.net, do grupo “Precários Inflexíveis”, publicou a notícia, aproveitando para manifestar solidariedade a Ana Nicolau que irá a julgamento no próximo dia 2 de março.

Em março do ano passado, no debate quinzenal, a intervenção de Passos Coelho no Parlamento foi interrompida por um grupo de manifestantes, associados aos “Precários Inflexíveis”, que exigia a sua demissão. O protesto surgiu na sequência das notícias que davam conta da falta de pagamento das contribuições à Segurança Social, relativas a pagamentos através de recibos verdes, durante os cinco anos em que o líder do PSD exerceu funções como consultor da empresa Tecnoforma.

A ativista foi depois processada.

Agora, a Associação de Combate à Precariedade, ou “Precários Inflexíveis”, diz que esta decisão demonstra que “continua a haver perseguição judicial a ativistas políticos”. Considerando o protesto “justo, justificado e uma afirmação de liberdade política”, a mesma organização garante que “continuará a defender e a exercer os seus direitos políticos, de livre expressão, e de reivindicação política”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR