O Portal das Finanças registou, no passado dia 22 de fevereiro, um recorde histórico de transações eletrónicas. No último dia para a validação de facturas de 2015, o sistema e-fatura realizou cerca de 27 milhões de transações. O total de contribuintes que acederam ao sistema também atingiu números históricos, com mais de 1,4 milhões de autenticações num único dia. 

De acordo com um comunicado de imprensa enviado pelo ministério das Finanças às redações, desde o início do mês de fevereiro realizaram-se mais de 264 milhões de transações com sucesso, com vista à validação de faturas, e mais de 11 milhões de acessos autenticados.

Verifica-se que, em resultado da implementação do sistema e-fatura, os acessos autenticados dos contribuintes ao sistema da AT na internet para realizarem transações mais do que triplicaram”, lê-se no comunicado.

O fisco registou ainda uma concentração de acessos de contribuintes nos últimos dias do prazo legal para a verificação das faturas — primeiro a 15 de fevereiro e, mais tarde, a 22. O prolongamento da data limite deve-se ao facto de terem sido encontrados problemas no sistema.

No comunicado lê-se também que o tempo médio de resposta às solicitações dos contribuintes, tendo em conta a validação de facturas, foi inferior a um segundo, sendo que no último dia foi de 0,8 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR