Escolher o que usar na noite dos Óscares é como decidir o que vestir no primeiro dia do novo emprego. Com o nervosismo típico da ocasião, queremos que o nosso look cause boa impressão mas também seja uma afirmação de estilo e de personalidade. Não é fácil. A veterana Kate Winslet sabe-o melhor que ninguém. Se os críticos de moda estão prontos para opinar sobre os melhores e piores vestidos da noite, a internet está à caça do mínimo erro (ou de qualquer semelhança com comida) para o parodiar em memes vezes sem conta.

Para a passadeira vermelha da 88º edição dos Óscares, que se realiza este domingo, as expetativas estão altas. Não só pelo talentoso quadro de nomeados mas também pelos promissores visuais que vão certamente marcar esta edição. As coleções de alta-costura apresentadas nas várias semanas de moda internacionais deixam antever que as cores neutras, as transparências, os folhos e as flores vão dominar os looks das dez mulheres da noite nomeadas ao Óscar de Melhor Atriz e de Melhor Atriz Secundária.

Num mar de longos vestidos e joias Chopard, prevemos que a escolha de Jennifer Lawrence — nomeada para o Óscar de Melhor Atriz por Joy — fique pela familiar casa Christian Dior. A marca que desvendou a sua coleção de alta-costura no início deste ano, em Paris, deixou muita gente desiludida por não ter apresentado um vestido de gala à medida da atriz de 25 anos. Na falta dessa opção, escolhemos um vestido azul pelo tornozelo para evitar outra queda de Jennifer Lawrence caso esta suba ao palco para receber a estatueta dourada.

Em relação à sua oponente Cate Blanchett, optámos por um vestido com pormenores floridos — criado por Georgina Chapman e Keren Craig para a Marchesa — que acaba por ser uma escolha irreverente mas segura em comparação com o Alexander McQueen com que desfilou nos Bafta Awards. Mais arrojado é o vestido de Brie Larson, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz pelo filme Quarto, e o fato Versace de Charlotte Rampling que, sem desrespeitar o dress code da cerimónia, preza pela irreverência. A elegância veste-se no look de Saoirse Ronan que, sendo a mais nova das nomeadas, tem razões mais do que suficientes para usar um vestido curto (e ao mesmo tempo comprido).

No caso das nomeadas ao Óscar de Melhor Atriz Secundária, será difícil resistir a Kate Winslet num Elie Saab repleto de detalhes e a Rachel McAdams num Armani Privé cheio de brilho. Duas escolhas que servem como uma luva no estilo das atrizes de Steve Jobs e O Caso Spotlight, respetivamente. Já o Valentino verde de Jennifer Jason Leigh — um dos mais falados da semana de alta-costura de Paris — e o rendado Rodarte de Rooney Mara prometem causar boa impressão em poucos segundos. Por último, sugerimos um longo vestido rosa com uma atrevida racha para Alicia Vikander, atriz de A Rapariga Dinamarquesa, que vem com seguro de vida contra qualquer paródia da internet.

Em jeito de antecipação, em fotogaleria reunimos uma sugestão para cada estrela de Hollywood nomeada à estatueta de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

[volte ao início aqui]