Há muita coisa em jogo nos Óscares. É a vida de DiCaprio, que corre atrás de um destes prémios desde que Rose não lheu deu espaço no pedaço de madeira que a salvou do Titanic. Já viveu uma quase-tragédia n’A Praia, enfrentou os piores meliantes de Nova Iorque, pilotou aviões, interpretou heróis americanos, foi mafioso e até excêntrico jogador na bolsa de Wall Street.

Isto é naturalmente preocupante mas há assuntos de urgência mais categórica. É toda a indústria do cinema americano que procura resolver conflitos, cada vez mais ameaçada por novos modelos de negócio (streaming, estás a ler isto?). Mais do que isso, é a sociedade americana, os direitos civis e as questões raciais e de género. Dizemos americanas porque nesta noite a nacionalidade da questão é óbvia, mas a verdade é que estes dilemas têm ecos em toda a parte.

Por esta proximidade e também porque DiCaprio é de todos e de ninguém, nos Óscares estamos todos em jogo. Há quem queira ver o direto de Hollywood porque não há outra passadeira vermelha assim. Porque há uma tradição, familiar ou entre amigos, que obriga a não marcar nada para esta noite — obriga até a tirar folga na segunda-feira. Porque fizemos apostas, sabemos mais que todos os outros sobre cinema ou queremos descobrir até que ponto o boicote de quem acusa a Academia de racismo vai concretizar-se ou não.

Assim sendo, juntamos aqui os mais importantes artigos que publicámos sobre os Óscares, para que nada lhe escape antes do arranque da cerimónia. Os nomeados, as polémicas, o funcionamento da votação da Academia, a saga que rodeia DiCaprio, as mulheres de ação como Charlize Theron em Mad Max, a vingança (que dá sempre bons filmes) ou a história de Hattie McDaniel, a filha de escravos que ganhou um Óscar em 1940. Para ler ou reler, usar para testes de sofá ou para drinking games informados. E não é preciso agradecer.

Clique nos botões baixo para aceder aos artigos:

oscar_2016_nomeacoes02 oscar_2016_leonardo_dicaprio02 oscar_2016_branco_preto02
oscar_2016_votacao02 oscar_2016_hattie_mcdaniel02 oscar_2016_filmes_vinganca02
oscar_2016_mulheres_acao02 oscar_2016_classicos02 oscar_2016_moda02

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Críticas

Se não viu alguma das longas metragens nomeadas para melhor filme e quer saber do que tratam; ou se viu todas e só precisa confirmar — ou não — pontos de vista, reunimos as opiniões de Eurico de Barros sobre os oito grandes finalistas ao prémio mais cobiçado da noite. É só clicar nas imagens abaixo:

oscar_2016_perdido_marte02 oscar_2016_spotlight02 oscar_2016_madmax02
oscar_2016_ponte_espioes oscar_2016_the_revenant oscar_2016_brooklin
oscar_2016_queda_wall_street oscar_2016_quarto