O governo britânico quer taxar as bebidas açucaradas, como os refrigerantes, e usar o dinheiro para financiar o desporto escolar. O objetivo é reduzir a obesidade infantil. O anúncio foi feito por George Osborne, equivalente ao ministro das Finanças, durante a apresentação do orçamento, noticiou o Guardian.

Todas as empresas de refrigerantes, como Coca-cola ou Red Bull, terão de pagar uma taxa, a partir de abril de 2018, sobre as bebidas que têm mais de cinco gramas de açúcar por 100 mililitros de bebida. A exceção será feita para as bebidas à base de leite ou sumos de frutas. Com este dinheiro George Osborne espera “duplicar o financiamento dedicado ao desporto em todas as escolas primárias” – até 320 milhões de libras por ano (cerca de 408 milhões de euros). O ministro das Finanças espera que estes dois anos até à implementação da taxa permita às empresas mudar a formulação dos produtos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não podemos ter um plano de longo prazo para o país a não ser que tenhamos um plano de longo prazo para o sistema de saúde das nossas crianças”, disse o ministro das Finanças. “As crianças de cinco anos consomem o seu peso em açúcar todos os anos. Os especialistas preveem que dentro de uma geração metade de todos os rapazes e 70% de todas as raparigas tenham excesso de peso ou sejam obesos.”

George Osborne refere que os refrigerantes são um dos principais responsáveis pela obesidade nas crianças e que cada bebida tem, muitas vezes, mais do que a dose diária recomendada para este grupo etário. No entanto, também admite que há empresas que reconhecem o problema e que estão a tentar mudar a fórmula das bebidas.