“Algumas coisas são mais importantes que um espetáculo de rock e esta luta contra o preconceito e intolerância – que decorrem no momento em que estou a escrever – é uma dessas coisas. Esta é a forma mais forte que tenho para fazer com que a minha voz seja ouvida como oposição àqueles que nos querem empurrar para trás em vez de avançarmos”.
Foi assim que Bruce Springsteen explicou o cancelamento do seu concerto na Carolina do Norte, estado que impediu as suas cidades de aprovarem as suas próprias leis anti-discriminação de homossexuais e transgénero.
Posted by Bruce Springsteen on Friday, April 8, 2016
Tal como Bruce Springsteen que cancelou o concerto que daria no domingo em Greensboro, Carolina do Norte, também o Paypal, empresa de pagamentos online, cancelou a abertura de um novo centro de operações em Charlotte, uma cidade localizada também neste estado. “Ser patrão na Carolina do Norte, onde as nossas equipas não têm direitos iguais, segundo a lei, é impossível”, disse o Dan Schulman, CEO da empresa.
A lei aprovada a nível estadual faz com que seja o Estado a ter a última palavra nas várias regras de anti-discriminação, não permitindo que as cidades criem novas regras para proteger certas comunidades, como a comunidade LGBT. Esta regra foi aprovada a nível estadual, depois de a cidade de Charlotte aprovar uma lei que permitia às pessoas transexuais que se dirigissem às casas de banho de acordo com o género com que se identificam. A lei estadual veio revogar esta lei e obriga a que os transexuais se dirijam às casas de banho públicas de acordo com o seu género biológico.