O secretário de Estado norte-americano John Kerry visitou esta segunda-feira o memorial de Hiroshima, 70 anos depois do ataque nuclear dos Estados Unidos da América ao centro da cidade japonesa. Na mensagem que deixou no livro de honra do Memorial, Kerry escreveu que aquele local recorda a “obrigação de acabar com a ameaça de armas nucleares”, mas também a necessidade de “esforço para evitar a guerra”.

“A guerra deve ser o último recurso e não a primeira escolha”, escreveu ainda o secretário de Estado naquele que é uma visita histórica, já que é a mais alta figura dos EUA a visitar o memorial e a ali prestar homenagem às vítimas da bomba atómica. Na II Guerra Mundial, a 6 e 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima (foi a primeira) e Nagasaki, vitimando 300 mil pessoas (entre esse dia e os anos que se seguiram, devido a consequências da exposição do nuclear).

Mas Kerry, que está em Hiroshima para a cimeira dos G-7, também deixou outra mensagem: “Enquanto revisitamos o passado e homenageamos os que morreram, esta viagem não é sobre o passado. É sobre o presente e futuro”. Fonte oficial do Departamento de Estado norte-americano citada pela CNN diz, no entanto, que apesar do tom da mensagem deixada pelo secretário de Estado dos EUA em Hiroshima, não a transforma num pedido de desculpas. “Se a pergunta é se o secretário de Estado veio a Hiroshima desculpar-se, a resposta é não”, declarou a fonte citada pela CNN acrescentando: “Se a pergunta é se o secretário – e todos os americanos e japoneses – estão cheios de tristeza com as tragédias que vitimaram muitos dos nossos compatriotas, a resposta é sim”.

Depois da visita, onde Kerry esteve com os ministros dos Negócios Estrangeiros de Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, foi assinada a “Declaração de Hiroshima”, onde os líderes do G-7 se manifestaram pela procura de “um mundo mais seguro para todos e de criar as condições para um mundo sem armas nucleares de forma a promover a estabilidade internacional”, não sei deixar de referir que o combate se “tornou mais complexo”, com a insegurança na “Síria e Ucrânia e, em particular, pelas repetidas provocações da Coreia do Norte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR