O PS vai ainda esta quinta-feira requerer novamente a audição do ex-ministro Miguel Relvas no parlamento sobre o banco Efisa, considerando os socialistas que o antigo governante “respondeu não respondendo” às questões sobre a matéria.

“Miguel Relvas respondeu não respondendo às perguntas colocadas pela comissão de Orçamento e Finanças”, sustentou o deputado socialista João Paulo Correia, em declarações aos jornalistas nos passos perdidos do parlamento.

E concretizou: “Miguel Relvas não pode continuar a fugir do parlamento para não prestar esclarecimentos e [deve] prestar toda a informação sobre as suspeitas que recaem sobre o seu eventual envolvimento num negócio que nos parece mais uma negociata”.

A questão da relação entre Miguel Relvas e o Efisa – banco de investimento do antigo BPN – colocou-se depois de ser conhecido que o ex-ministro é candidato a ser acionista da sociedade que comprou o Efisa, a Pivot SGPS, estando à espera dessa autorização pelo Banco de Portugal. Isto porque o político integrava o Governo PSD/CDS-PP que decidiu a recapitalização pública do Efisa por 90 milhões de euros para depois o vender – esta privatização foi ganha pela sociedade Pivot SGPS por 38 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para esclarecer esta situação, Miguel Relvas aceitou responder por escrito aos deputados da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

Nas respostas a perguntas do PS, texto a que a Lusa teve acesso na quarta-feira, Miguel Relvas garante que no Governo não teve qualquer ligação com os processos ligados ao Efisa.

“Não fui responsável pelo processo de reprivatização do Banco Efisa”, afirmou, acrescentando ainda que as sociedades estatais Parvalorem e Parparticipadas, que detinham e venderam o Efisa, eram tuteladas pelo Ministério das Finanças, pasta com a qual não tinha “responsabilidades” no Governo.

Os socialistas frisam contudo que houve “duas respostas diferentes” entre Relvas e a antiga secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, que aceitou vir ao parlamento falar sobre o tema.

“Apelamos a que os deputados de PSD e CDS possam acompanhar este requerimento e também exortar Miguel Relvas, ex-ministro e cidadão com responsabilidades acrescidas, a que venha ao parlamento de uma vez por todas responder às questões que os portugueses querem ver esclarecidas”, sublinhou o deputado do PS João Paulo Correia.

A prestação de esclarecimentos por parte de Miguel Relvas em sede de comissão é voluntária, ou seja, só o fará se assim decidir e desejar.