X Convenção do Bloco de Esquerda

Brexit é “a falência da União Europeia”

521

Em jeito de antecipação à X Convenção do Bloco de Esquerda, Catarina Martins não deixou de lamentar o resultado do referendo no Reino Unido. "Os tratados não servem. Estão caducos".

"Foi um dia triste para a Europa", sublinhou a líder bloquista

PAULO NOVAIS/LUSA

Autor
  • Miguel Santos Carrapatoso

“Este é o momento de enfrentarmos o facto de esta ser a falência da União Europeia”. Em jeito de antecipação à X Convenção do Bloco de Esquerda, que se realiza este fim de semana, Catarina Martins abordou o resultado do referendo no Reino Unido.”Foi um dia triste para a Europa. O que a Europa mais tem tido são dias tristes”, afirmou coordenadora bloquista.

Em declarações aos jornalistas, Catarina Martins teceu duras críticas ao estado atual do projeto europeu: “As instituições e os tratados europeus não servem. Estão caducos. O resultado deste referendo acaba por confirmar isso mesmo”, sublinhou a porta-voz do Bloco de Esquerda.

Mesmo não escondendo a falta de “otimismo” em relação ao futuro da União Europeia, Catarina Martins deixou claro que “as tentações que podem existir agora de fazer uma corrida para a frente, de mais integração, de retirar mais soberania, será o pior dos resultados do Brexit”. Para a dirigente bloquista, “fazer dos países todos iguais é retirar a pior das lições de tudo o que acontece na União Europeia.”

O futuro da União Europeia não é risonho, admitiu Catarina Martins. “Julgo que estes tratados não servem. Dificilmente são reformuláveis. Estão caducos. Não servem. Só servem para criar mais e mais problemas na União Europeia. A direita na União Europeia falhou”, disse a porta-voz do Bloco.

Mesmo não se comprometendo diretamente com a realização, em Portugal, de um referendo para a saída do Euro, Catarina Martins reiterou que este é o momento de “lutar pela soberania democrática”. “Quando tudo falha não basta pensar um pequeno remendo”, atirou a coordenadora bloquista.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
X Convenção do Bloco de Esquerda

Estamos só a começar

Paulo Ferreira

Bastaram três dias para que o Brexit ganhasse discípulos em Portugal. Não deixa de ser irónico que nesta “bandeira” o Bloco tenha como companheiros os partidos anti-imigração e muitas vezes xenófobos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)