O primeiro hiperdesportivo nascido da parceria entre o fabricante automóvel britânico e a equipa de Fórmula 1 suíça foi dado a conhecer, esta madrugada, em Londres, Inglaterra. Tornou-se assim realidade uma promessa feita em Março, quando o engenheiro-chefe da escuderia Red Bull, Adrian Newey, e o designer-chefe da Aston Martin, Marek Reichman, anunciaram um hiperdesportivo capaz de rivalizar com modelos como o Porsche 918 Spyder, o McLaren P1 ou o Ferrari LaFerrari.

Segundo os seus criadores, o AM-RB 001 será um desportivo “perfeitamente utilizável nas estradas dos nossos dias, embora com a capacidade de oferecer, em pista, performances inigualáveis por qualquer outro carro homologado para andar na estrada”. Embora nesta primeira apresentação os responsáveis das duas empresas tenham preferido não revelar a grande maioria dos aspectos técnicos do AM-RB 001, parece ser certo que o superdesportivo envergará um V12 atmosférico totalmente novo, com a estrondosa capacidade de garantir um rácio de 1 cv de potência por 1 de kg de peso.

Apesar de não confirmado, a britânica “Autocar” avança que o modelo deverá pesar menos de uma tonelada, graças à utilização massiva de fibra de carbono, o que faz acreditar que o V12 venha a debitar qualquer coisa como 912 cv de potência. Será difícil afirmar se será mais problemático para a Aston Martin retirar quase 1000 cv de um motor atmosférico, ou para a Red Bull conceber um veículo capaz de suportar uma mecânica necessariamente generosa e, ainda assim, ficar abaixo de uma tonelada de peso. Mas são certamente dois desafios capazes de pôr à prova o potencial técnico das duas empresas.

A suspensão será uma solução inovadora da autoria de Newey, concebida com base numa carreira de 30 anos na F1, ao passo que a transmissão deverá ser uma solução manual com sete velocidades, isto porque Newey quer fugir ao peso e ao volume das caixas de dupla embraiagem. O curioso é que os desenhos deixam antever grandes espaços sob a carroçaria, o que se associarmos à especialidade de Adrian Newey, que é a aerodinâmica – foi isto que permitiu aos Red Bull de F1 vencer quatro campeonatos do mundo, consecutivamente –, torna evidente que o chassi do AM-RB 001 possuirá uma eficácia aerodinâmica impressionante e muito melhor do que qualquer rival. Isto sem deitar mão às tradicionais asas que asseguram “down force”, mas à custa de prejuízos em matéria de velocidade máxima.

Os pais do AM-RB 001 adiantaram ainda que a produção do superdesportivo será limitada a “entre 99 e 150 unidades”, já incluindo as 25 para utilização exclusiva em pista, tudo apontando para que a entrega das primeiras unidades aconteça apenas em 2018 e por valores que podem rondar os 1,5 a 2,5 milhões de euros. Nada mau para um modelo que, segundo Arian Newey, será capaz de fazer os mesmos tempos por volta de um protótipo LMP1 – como os Audi, Porsche e Toyota que se batem pela vitória em Le Mans – em certos circuitos.

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