Longe vão os tempos em que os contactos com as unidades de saúde implicavam deslocações demoradas ou tempos de espera desafiadores da paciência de qualquer um. A tecnologia está hoje disseminada de tal forma que a facilidade e a rapidez são já uma realidade na interação com hospitais e clínicas.

Exemplo disso mesmo é a plataforma online My CUF, em funcionamento desde 2013 e disponível para todos os clientes das unidades CUF, permitindo-lhes marcação direta de consultas em tempo real na agenda do médico, acesso a resultados de exames ou pesquisas no seu histórico de visitas a qualquer unidade CUF, entre muitas outras opções.

Foi precisamente para premiar projetos destes, distintivos e inovadores, bem como personalidades de relevo na área da mudança digital, que foi criada a iniciativa Portugal Digital Awards, que este ano teve a sua primeira edição. O grupo José de Mello Saúde, através da plataforma My CUF, foi o único a ser distinguido em duas categorias destes prémios entregues no dia 21 de junho, em Lisboa. Best Digital Engagement e Best Digital Transformation foram as áreas em que o My CUF se destacou.

Segundo Zaida Veloso Dias, Digital Customer Experience Manager da José de Mello Saúde, estes dois prémios “são o reconhecimento público da aposta estratégica da CUF na transformação digital dos seus negócios, pela forma como investiu no canal digital e na criação de uma área pessoal online, à qual os clientes podem aceder, com toda a segurança e comodidade, em qualquer lugar”.

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Projeto disruptivo

A responsável acredita que na base da atribuição dos prémios estão “três pontos diferenciadores”, apontando a “disrupção” como o principal. “A CUF foi o primeiro grupo de saúde em Portugal a desenvolver uma área pessoal online inter-hospitalar, dando ao cliente acesso a um conjunto de funcionalidades exclusivas no mercado e informações personalizadas sobre a sua atividade nos hospitais e clínicas CUF”, explica.

Quanto ao futuro, diz que devemos esperar mais novidades, pois “a inovação continuará a ser um pilar diferenciador do My CUF, devido à aposta e ao planeamento constante da criação de novas funcionalidades”.

Também a mobilidade é uma característica salientada, traduzindo-se na “integração de diferentes tecnologias e sistemas que permitem estabelecer uma relação digital com o cliente, dando-lhe acesso direto à sua informação de saúde, bem como dos filhos menores de 16 anos, a qualquer hora e lugar, através de qualquer tipo de dispositivo e a partir de todos os sistema operativos”.

Funcionalidades mais utilizadas pelo cliente

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– Consulta da sua agenda de marcações.

– Marcação de consultas online, em tempo real, diretamente na agenda do médico.

– Consulta do histórico clínico relativo aos últimos três anos de atividade em todas as unidades CUF.

– Consulta/download de resultados de exames e análises.

Por outro lado, Zaida Veloso Dias destaca a autonomia permitida pela solução My CUF, isto é, a possibilidade que o cliente tem de gerir parte importante da sua interação com os serviços de saúde. Entre as opções disponíveis contam-se ainda o pagamento de faturas; pesquisa de informação relevante de forma a evitar o contacto com as unidades (medicamentos prescritos, pré-autorizações de internamento, requisições de exames e agendamentos); acesso e preenchimento da área de Registos Pessoais (onde constam informações como os valores de pressão arterial, glicemia, colesterol, registo de alergias e historial clínico, entre outros) e ainda alteração de dados pessoais, seus e dos filhos.

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Questionada sobre a adesão dos clientes ao My CUF, Zaida Veloso Dias sublinha que “os números falam por si”, apontando “médias de utilização bastante elevadas e que têm vindo a aumentar, notando-se uma clara fidelização” (ver caixa My CUF em números).

Quanto ao retorno, diz que “os comentários são tendencialmente bastante positivos, além de que também há preocupação em dar sugestões construtivas pois são clientes muito exigentes”. Uma das vantagens da plataforma é realçada pelos pais e prende-se com a possibilidade de associar os filhos à sua conta pessoal, acedendo a todas as funcionalidades disponíveis. “Alguns clientes chegam mesmo a afirmar que se trata de um fator decisivo para a escolha do operador de saúde”, afirma a Digital Customer Experience Manager.

Portugal Digital Awards

O Portugal Digital Awards é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da consultora IDC com o apoio da Vodafone e da Novabase. De acordo com Zaida Veloso Dias, a distinção na categoria Best Digital Engagement “premiou o projeto digital com maior impacto na atração e retenção de clientes, valorizando o facto de o My CUF ser uma ferramenta que permite melhorar a experiência do cliente, tornando as interações com a CUF mais eficientes, através da redução de telefonemas para marcações e pedidos de informação, evitando deslocações às unidades para recolha de exames e proporcionando pagamentos online, entre outras possibilidades”.

My CUF em números

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– 125 mil contas My CUF ativadas desde agosto de 2013.

– Mais de 52 mil downloads da app desde o seu lançamento.

– Média mensal de 123 mil logins desde janeiro de 2016.

– 45 mil downloads de relatórios de exames e faturas desde o início do ano.

– 210 mil marcações no total.

Quanto à outra categoria em que o My CUF foi igualmente distinguido – Best Digital Transformation – destinada a premiar o projeto de transformação digital mais inovador, a Manager considera o galardão como “um motivo de orgulho para a José de Mello Saúde, pois vê assim reconhecida a sua iniciativa e capacidade de constante adaptação aos novos desafios permitindo, em paralelo, o reforço da marca CUF como um player de inovação, que é um dos seus pilares estratégicos de diferenciação”.