Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

CUF

Coronavírus

CUF. Hospitais e clínicas retomam atividade

O grupo CUF vai “retomar gradualmente” a atividade normal que estava suspensa devido à pandemia, acrescentando que serão implementadas regras para garantir a segurança de utentes e profissionais.
Coronavírus

CUF. Doentes terão de assumir despesas

A partir de quarta-feira, todos os doentes que optarem pelo tratamento à covid-19 nos hospitais da rede CUF terão de assumir as despesas. Os custos deixam de ser comparticipados pelo SNS.
José de Mello Saúde

Mello Saúde e Bank of China assinam contrato

210
A José de Mello Saúde, que detém os hospitais privados CUF, "assinou um contrato de financiamento com o Bank of China, com um prazo médio de quatro anos, no montante de 33 milhões de euros".
Eutanásia

CUF e Luz Saúde recusam aplicar eutanásia

17790
Os grupos José de Mello Saúde, que gere as unidades de saúde CUF, e Luz Saúde recusam que seja praticada a eutanásia nos seus estabelecimentos de saúde, caso a prática seja despenalizada.
Saúde

ADSE suporta 21% dos gastos dos privados

344
Os dados são do INE, mas o Jornal de Negócios admite que o valor possa chegar aos quase 26%. Já o presidente do Hospital da Cruz Vermelha diz que a ADSE "não tem jogo de cintura para negociar".
ADSE

Os três motivos da suspensão do acordo com ADSE

541
Regularizações retroativas, prazos de pagamento ou o preços dos medicamentos. Foram estes alguns dos motivos que levaram a CUF e Luz Saúde a suspender o acordo com a ADSE.
CUF

CUF. Vírus informático não quebrou segurança

Na passada sexta-feira, a rede de saúde CUF foi alvo de um vírus informático que obrigou à remarcação de consultas e exames não urgentes. Administração garante que a segurança dos dados foi quebrada.
CUF

José de Mello investe no novo CUF descobertas

O grupo José de Mello Saúde anunciou esta sexta-feira que investiu mais de 50 milhões de euros no novo Hospital CUF Descobertas, o qual abre ao público na próxima segunda-feira.
Legionela

Legionela. Quatro doentes estão internados

Dos 15 doentes diagnosticados com a legionela no hospital CUF Descobertas, dez já tiveram alta, um não chegou a ficar hospitalizado e quatro permanecem internados.
Legionela

Surto de legionela está controlado, diz ministro

Adalberto Campos Fernandes afirmou, em relação ao surto de legionela que afetou o hospital CUF, que este entrará agora em fase descendente. Esta sexta-feira, o número de casos subiu para 15.
CUF

Ir ao hospital é agora muito fácil e rápido

227
Marcar uma consulta ou saber o resultado de um exame são rotinas cada vez mais facilitadas pela tecnologia. A CUF tornou-o uma prática diária e por isso foi distinguida no Portugal Digital Awards.
CUF

Diabetes, a pandemia do século XXI

137
Ninguém está a salvo daquela que é a pandemia do século XXI: a diabetes. Magros ou obesos, todos podemos ser apanhados por esta doença. Prevenir é possível e imprescindível.
Explica-me

Qual é a diferença entre as varizes e os derrames?

As varizes e os derrames são doenças venosas crónicas que atingem cerca de 25% da população. Conheça as diferenças e os factores de risco.
CUF

Nascer antes de tempo e sobreviver

547
São muitos os bebés que nascem antes do tempo necessário ao seu completo desenvolvimento. A situação acarreta riscos, mas a evolução da Medicina permite, cada vez mais, recebê-los em segurança.
Explica-me

O que é a bronquite?

A bronquite é uma doença respiratória que afeta 3,7% da população portuguesa. Se não for tratada, pode dar origem a doenças mais graves e incapacitantes.
CUF

Diagnosticar alergias, quanto mais cedo melhor

123
As alergias nas crianças estão a aumentar. A diminuição das infeções na primeira infância e o facto de as crianças passarem muito tempo em espaços fechados parece contribuir para o problema.
Explica-me

O que é a microcefalia?

Em 2015, no Brasil, aumentaram os casos de zika e também aumentaram os casos de microcefalia. Ainda que não tenha sido confirmada a relação entre ambos, fique a saber que problema é este.
CUF

Tratar depressa e bem é possível em Portugal

As estatísticas indicam que o cancro continuará a aumentar entre a população mundial. Ajuda saber que Portugal é dos países que melhor trata a doença oncológica, através de centros especializados.
Explica-me

Mioma uterino

Desenvolve-se nas mulheres em idade reprodutiva, pode passar despercebido mas nalguns casos manifesta-se de forma agressiva. Estima-se que existam dois milhões de portuguesas com mioma.
CUF

Desporto. É melhor evitar que tratar

Começar a praticar desporto é uma das resoluções mais comuns nas listas que se elaboram no início de cada ano. Mas antes de ir para o ginásio ou começar a correr é importante visitar o médico.
Explica-me

O que é a sinusite?

Os seios perinasais são estruturas importantes para a saúde das vias respiratórias. Saiba o que são e quais as consequências de uma inflamação que afeta um quarto dos portugueses.
Explica-me

A rinite é sempre de origem alérgica?

A rinite é um problema muito comum, mas o diagnóstico nem sempre é feito atempadamente, porque é confundida com outra doença.
CUF

Gravidez e trombose: a prevenção é possível

779
Embora pouco falado, o risco de tromboembolismo na gravidez existe e aumenta com a idade da mulher. Numa altura em que a decisão de ter filhos é cada vez mais tardia, importa saber como prevenir.
Explica-me

Distúrbios alimentares: Anorexia e Bulimia

São dois transtornos alimentares que podem ter consequência graves. Ambos têm tratamento clínico, mas o apoio da família e dos amigos é fundamental.
Desporto

Exercício físico sim, mas sem riscos

123
A morte súbita pode atingir qualquer desportista, seja atleta de alta competição ou apenas corredor de fim de semana. Mas a prevenção é possível e há cada vez mais centros médicos especializados.
Explica-me

Quais são os três erros refrativos mais comuns?

São três palavras e problemas comuns e que aparecem muitas vezes associados. Saiba como se distinguem.
CUF

Apanhar a doença antes que ela nos apanhe a nós

Muitas vidas podem ser salvas se alguns problemas de saúde forem detetados a tempo. Não se trata de viver com a mania das doenças, mas apenas de visitar o médico anualmente e seguir os seus conselhos.
CUF

Portugal assegura tratamento ao nível dos melhores

360
Receber um diagnóstico de cancro da mama é um momento devastador. Felizmente, em Portugal, o tratamento desta doença segue o que de melhor se faz no mundo. O mês de outubro é dedicado à sua prevenção.
CUF

É preciso emagrecer as nossas crianças

476
O excesso de peso está longe de ser algo que só acontece aos filhos dos outros. É importante conhecer as causas e os programas que ajudam as crianças a perder peso.
Explica-me

O que é a osteoporose?

Todas as mulheres pós-menopáusicas e os homens com mais de 50 anos devem monitorizar o aparecimento da osteoporose. Saiba como prevenir.
Explica-me

O que é o bruxismo?

118
Não é nada de sobrenatural. Trata-se de um distúrbio muito comum nas crianças e estima-se que afete 100 mil portugueses.
Atualidade

Coração: Um por todos e todos por um

143
Entrevista, meios complementares de diagnóstico e cirurgia são os três pilares da Unidade do Coração da CUF Porto. Ainda não tem um ano e já reparou mais de 30 corações.
Explica-me

Dislexia

125
A dislexia é uma doença neurológica que se manifesta na infância. Saiba como se caracteriza.
Explica-me

Infeções urinárias

As infeções urinárias surgem quando os microrganismos se multiplicam em diferentes órgãos do sistema urinário. Saiba por que razão as mulheres são mais afetadas que os homens.
Explica-me

A dificuldade em deixar de fumar

135
A nicotina é a substância psicoativa do tabaco responsável por causar dependência. Tem noção da potência desta substância? E que outros fatores tornam tão difícil largar os cigarros?
Explica-me

O que são as alergias?

O que é e como se desencadeia uma reação alérgica? Pode ser grave? E o que são os anti-histamínicos?
Explica-me

O que é um melanoma?

278
O número de casos de melanoma está a aumentar em Portugal. Saiba o que é, quais as causas e como reconhecer os primeiros sinais.
Explica-me

Ressonar ou Roncopatia

Estima-se que metade das pessoas ressonam. Mas porque é que isso acontece?
Explica-me

Tossir e espirrar

A irritação das vias aéreas é muito comum, seja por infeção (constipação e gripe) ou por alergia. Mas a reacção do corpo varia entre a tosse e o espirro. Porquê?
Explica-me

O que é o tinitus?

Este sintoma auditivo afeta uma em cada dez pessoas. Saiba o que é, como aparece e como se previne.
Explica-me

Cortar o cabelo torna-o mais forte?

A queda de cabelo é um processo natural mas são várias as causas que fazem com que caia mais que o habitual. Mas cortar o cabelo retarda mesmo a queda?
Explica-me

Desinfetar feridas com álcool?

"O que arde cura", será mesmo assim? Conheça os procedimentos básicos para limpar uma ferida aberta.
Explica-me

Icterícia neonatal

Icterícia neonatal, doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. Saiba o que é e como se pode prevenir.
A página está a demorar muito tempo.