Existem pokémons à solta no Departamento de Estado norte-americano. E, como não podia deixar de ser, existem caçadores atrás deles. Um desses caçadores de criaturas da realidade virtual, jornalista de profissão, foi confrontado por John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado que estava a dar uma conferência de imprensa sobre os esforços da aliança de combate ao Estado Islâmico.
“Está a jogar aquela coisa dos pokémon, não está?”, perguntou John Kirby, a meio do briefing diário, a um repórter que estava na sala de imprensa. O momento foi registado pelas câmaras da CNN, que também captou a resposta do jornalista, que não foi identificado.
“Estou só com um olho nele”, disse o repórter ao porta-voz do Departamento de Estado, visivelmente irritado com a situação. John Kirby prosseguiu com o discurso e falou sobre as dificuldades em derrotar o Estado Islâmico, frisando que os Estados Unidos continuam empenhados na aliança de 66 países, entre eles o Reino Unido, a França, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, entre outros.
O porta-voz do Departamento de Estado voltou a dirigir-se ao jornalista no fim da sua intervenção. “Conseguiu apanhar um?”, perguntou.
“Não, porque a rede de rede aqui não é muito boa”, respondeu o jornalista.
“Sinto muito”, retorquiu John Kirby com ironia, antes de prosseguir com o briefing. Ora veja como foi: