Dois polícias de Los Angeles foram despedidos após ignorarem um pedido de socorro no decorrer de um assalto para caçar Pokémons, tendo depois prestado falsas declarações durante a investigação à sua conduta em serviço.

A 15 de abril de 2017, o carro-patrulha estava estacionado perto da loja quando o rádio de serviço emitiu um pedido de apoio a um assalto em curso. Uma câmara instalada no veículo, contudo, gravou os dois agentes entretidos com o famoso jogo Pokémon Go, e mostra que estes decidiram ignorar deliberadamente o pedido para “caçar um Snorlax” — uma criatura virtual rara no jogo.

Os dois agentes, Louis Lozano e Eric Mitchell, negaram depois ter estado a jogar durante o horário de trabalho, mas o relatório do Tribunal da Relação da Califórnia conclui que depois de a chamada ter sido ignorada, “durante aproximadamente 20 minutos [o vídeo] registou os dois peticionários [os agentes acusados] a discutir sobre Pokémons enquanto conduziam para diferentes locais onde as criaturas virtuais aparentemente apareciam nos seus telemóveis”.

Outro agente, o Capitão Davenport, que também teria ouvido o pedido de auxílio, conta que viu um carro de patrulha estacionado perto da loja e que quando o agente se aproximou do edifício, o carro estacionado inverteu o sentido da marcha e abandonou o local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não quero dar-lhe apoio a ele“, afirmou, na altura, o agente Lozano em relação ao Capitão Davenport, segundo o New York Times, enquanto abandonavam os arredores da loja assaltada.

A um sargento da polícia que teria estado a tentar estabelecer contacto com Lozano e Mitchell, este superior hierárquico dos polícias acusados, os dois agentes alegaram que não tinham ouvido o pedido de apoio no rádio, conta a BBC.

As imagens captadas no interior do carro-patrulha, contudo, mostram uma versão completamente diferente. Os dois polícias chegaram a debater atender ao pedido de apoio, mas decidiram não comparecer no local, e cinco minutos depois, os agentes podiam ser ouvidos a falar sobre “caçar Pokémons”.

Segundo o relatório do tribunal, “o agente Mitchell alertou Lozano de que um Snorlax… tinha aparecido no cruzamento da [rua] 46 com a [rua] Leimert”. O vídeo mostrou ainda os dois agentes a falar sobre a captura de sucesso do Snorlax e do quão difícil tinha sido a luta contra o Togetic — outra criatura do jogo Pókemon Go.

Ambos negaram ter jogado em serviço, e explicaram ao detetive responsável pela investigação da sua conduta que o agente Mitchell tinha apenas lido em voz alta mensagens de um grupo onde “outros jogadores se gabavam das suas pontuações”.

No tribunal, os seus advogados tinham expressado preocupação por as câmaras interiores do veículo estarem a ser usadas para gravar conversas privadas e que não deveriam ser tidas em conta como prova, mas o pedido foi negado pelo tribunal, que declarou não terem sido infringidos quaisquer direitos dos dois agentes.

Os polícias foram considerados culpados de falhar a uma resposta para um assalto, prestar declarações falsas, não responder ao rádio quando contactados, e jogar Pókemon Go durante o serviço.