Ataques aéreos realizados pela coligação liderada pela Arábia Saudita sobre uma escola no Iémen causaram a morte de dez crianças e deixaram outras 28 feridas, informaram os Médicos Sem Fronteiras.

“Recebemos dez crianças mortas e 28 feridas, todas com menos de 15 anos, vítimas de ataques aéreos numa escola corânica em Haydan”, na província de Saada (no noroeste do país), indicou a porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras, Malak Shaher, acrescentando que o ataque aconteceu no sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A escola fica localizada numa região conhecida por ser um reduto dos rebeldes Houthi do Iémen. O país mais pobre da península arábica tem sido bombardeado sistematicamente pela Arábia Saudita (o país mais rico da península), desde maio de 2015.

A guerra civil no país — entre os aliados do ex-presidente Ali Abdullah Saleh e as forças leais ao seu substituto, Abed Rabbo Mansour Hadi — não parece ter fim à vista. Os rebeldes Houthi defendem a fação de Ali Abdullah Saleh (ex-presidente) contra Abed Rabbo Mansour Hadi, que fugiu para a Arábia Saudita, quando a revolta começou o ano passado.

Mohammed Abdel-Salam, um porta-voz dos rebeldes Houthi, responsabiliza a aliança árabe — liderada precisamente pelos sauditas — de bombardear a escola, refere a Al Jazeera.

A Arábia Saudita lidera a aliança que realiza há cerca de 15 meses uma campanha aérea contra os rebeldes no Iémen em apoio do presidente exilado Abd-Rabbu Mansour Hadi. A aliança ainda não admitiu ser responsável pelo ataque à escola.