A forma da barriga vai determinar o sexo do bebé

Há muito que se ouve dizer que as barrigas mais bicudas dizem respeito a fetos do sexo masculino e que as mais achatadas acolhem fetos femininos. A verdade é que a forma da barriga das grávidas não tem qualquer relação com o sexo do bebé, explica Sandra Alves, médica ginecologista obstetra. “Em fases mais tardias da gravidez, o formato da barriga vai depender da posição assumida pelo feto e da saliência das partes fetais sobre a barriga das mães”, afirma a profissional.

Uma mulher grávida não pode fazer exercício físico

Não é bem assim, dizem as especialistas consultadas. Maria do Céu Almeida, também ela ginecologista obstetra, garante que caso a gravidez não seja de risco, a mulher “pode e deve” fazer exercício físico. Sandra Alves também recomenda atividade física moderada durante todo o período de gestação, mas faz uma ressalva: durante a gravidez há alterações fisiológicas na grávida que condicionam a tolerância ao exercício físico, como a diminuição da tensão arterial — sobretudo nos primeiros quatro meses — que é agravada em ambientes quentes. É por isso que ambas as médicas destacam a preferência pelos desportos aquáticos, como a natação ou a hidroginástica.

Abdomen, Adult, Anticipation, Caucasian, Dumbbell, Exercising, Fetus, Hand Weight, Healthy Lifestyle, Human Fertility, Human Pregnancy, Mother, Muscular Build, Outdoors, Parent, Prenatal Care, Relaxation Exercise, Sport, Summer, Weight Training, Weightlifting, Weights, Women,

Uma mulher grávida pode (e deve) fazer exercício físico.
(foto: iStockphoto/FtLaudGirl)

Fazer sexo pode prejudicar ou magoar o bebé

O conceito é completamente falso e, diz Maria do Céu Almeida, resulta do “completo desconhecimento da anatomia da mulher ao imaginar que o pénis pode tocar no bebé e magoá-lo”. A explicação é até bastante simples, uma vez que o feto está na cavidade uterina dentro do saco amniótico — é como se tivesse no interior de um balão cheio de água — e, por isso, perfeitamente protegido do exterior. Mais, não há qualquer contacto entre a vagina e o interior do útero a não ser durante o parto, “quando o fenómeno de encurtamento e dilatação do colo uterino ocorre”, explica Sandra Alves, salientando que só em raras ocasiões, mediante indicação médica, é que o sexo não é indicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As grávidas não podem fazer a depilação…

Uma mulher à espera de filhos pode fazer qualquer tipo de depilação e em qualquer zona. E também há cartão verde para a depilação a laser, uma vez que a profundidade do laser é tão pequena que atua apenas ao nível da pele, não tendo qualquer capacidade de atravessar tecidos, sintetiza Sandra Alves. Maria do Céu refere ainda que, considerando o parto, “a depilação da região púbica contribui para uma melhor higiene”.

… ou pintar o cabelo e as unhas

A ideia não é completamente desprovida de sentido, dado que houve tempos em que as tintas dos cabelos continham substâncias tóxicas que poderiam ser absorvidas e provocar malformações ao bebé. Apesar de Maria do Céu afirmar que esse receio é hoje injustificado, Sandra Alves prefere recomendar que as mulheres evitem colorir o cabelo no primeiro trimestre da gravidez, tida como a “altura mais importante para o correto desenvolvimento dos órgãos”. Mas, no fundo, não passa de uma questão de prudência. Quando às unhas não há nada a assinalar, pelo que não é preciso desmarcar o encontro com a manicure.

Uma mulher grávida deve comer por dois

A tentação pode ser grande, mas a resposta de uma das médicas chega a ser um solene “nunca”, com direito a ponto de exclamação. “O aporte calórico da grávida está ligeiramente aumentado, sobretudo na segunda metade da gravidez, mas o acréscimo são apenas 200-300 calorias a mais. Não é preciso uma grande ingestão de alimentos para obter esse extra”, esclarece Sandra Alves, referindo que tem de haver uma relação saudável (e controlada) entre o peso a mais, adquirido durante a gestação, e o peso original da grávida. “Se a grávida tiver excesso de peso ou for obesa, o aumento de peso deverá ser menor. Em alguns casos ela nem deverá aumentar de peso, podendo inclusive perder um pouco sem que isso seja prejudicial à gestação.”

Abdomen, Adult, Anticipation, Baby, Beautiful, Care, Caucasian, Cheerful, Dieting, Eating, Enjoyment, Family, Female, Food, Food And Drink, Fork, Freshness, Happiness, Healthy Lifestyle, Home Interior, Human Hand, Human Pregnancy, Indoors, Love, Mother, One Person, Parent, People, Prenatal Care, Salad, The Human Body, Vegetable, Vitamin Pill, Waiting, White, Women, Young Adult,

Comer por dois? “Nunca!”, diz uma das médicas consultadas para este artigo.
(foto: iStockphoto/evgenyatamanenko)

Maria do Céu Almeida acrescenta que o metabolismo de uma mulher grávida permite, por influência das hormonas, uma maior capacidade de absorção dos alimentos, “pelo que a mulher não só não deve comer por dois como em alguns casos até tem de cortar na quantidade dos alimentos que comia habitualmente antes da gravidez.

Se comer doces o bebé vai mexer-se mais

Enquanto Maria do Céu diz que a ingestão de qualquer alimento — e não apenas doces — vai provocar um pico de hiperglicemia capaz de provocar movimentos fetais, Sandra Alves adianta que a ingestão de produtos açucarados (sobretudo os de absorção rápida) aumentam os níveis de açúcar no sangue materno, o que “constitui um estímulo à atividade fetal” — não que isso signifique que a grávida deva comer doces para pôr o bebé a dar pontapés.

Todas as grávidas sentem náuseas

Na verdade, as náuseas são sintomas muito comuns entre as seis e as 14 semanas, embora não sejam constantes — tanto podem durar um mês como uma gravidez inteira –, sendo que 80% das futuras mães sentem este tipo de desconforto. Ainda assim, 80% não é 100%.

Beautiful, Unwell, Portrait, Girls, Women, Females, Facial Expression, Prenatal Care, Headache, Pain, Young Adult, Adult, Baby, Sitting, Touching, Beauty, Healthy Lifestyle, Caucasian Ethnicity, One Person, Emotional Stress, Anticipation, Care, White, Healthcare And Medicine, Lifestyles, Indoors, Human Head, Human Abdomen, Human Hand, Illness, Human Pregnancy, Tired, Mother, Parent, Family, People, Home Interior, Sofa,

Nem todas as grávidas sentem náuseas. Mas quase todas: estima-se que afetem cerca de 80% das gestantes. (foto: iStockphoto/evgenyatamanenko)

Se uma grávida tem azia é porque o bebé é cabeludo

À partida parece pouco provável associar uma coisa à outra, mas o mito tem vindo a passar de boca em boca, sobretudo quando a conversa é a vinda de um bebé. No entanto, garantem as médicas, não há qualquer relação entre a quantidade de cabelo do feto e a azia na gravidez — note-se, ainda assim, que a azia é das queixas mais frequentes no período da gestação.

Há mais partos em noite de lua cheia

Quantas vezes já ouviu uma afirmação destas? E quantas vezes se interrogou sobre se fará ou não sentido? Sandra Alves começa por dizer que a média é uma medida pouco exata em obstetrícia, para depois afirmar que não se consegue estabelecer qualquer relação entre as luas e um maior número de nascimentos. Dito isto, a médica deixa ficar a seguinte frase apaziguadora: “resta apenas às grávidas esperar pela sua hora e isso ninguém pode antecipar quando será”.