Uma explosão num barco turístico em Bali, na Indonésia, provocou cerca de 20 feridos, entre eles turistas alemães, australianos, sul-coreanos e britânicos, adianta um representante da polícia de Bali.

Perante a informação de que existiam feridos de nacionalidade portuguesa, fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades veio entretanto esclarecer ao Observador que quatro passageiros portugueses saíram ilesos do acidente, apesar de estarem”psicologicamente fragilizados”. A mesma fonte adianta que serão duas mulheres e dois homens, apesar de ainda não ter uma confirmação. Os passageiros já estão em Bali. De acordo com declarações de um responsável da polícia ao jornal australiano Sidney Morning Herald, os quatro portugueses já foram ouvidos pelas autoridades.

Segundo o jornal El Espanol, a polícia indonésia confirmou que duas pessoas morreram devido aos ferimentos causados pela explosão. As duas vitimas mortais são mulheres, uma austríaca, de 28 anos e uma espanhola, de 30 anos.

O representante da polícia, Made Sudana, acrescentou que o acidente ocorreu fora da costa de Lombok, cinco minutos depois de desembarcar. A explosão ocorreu no motor pouco depois de o barco ter partido de Bali com destino às ilhas Gili, um destino muito procurado pelos turistas por causa dos recifes de coral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades estão a investigar o acidente. O chefe da polícia do distrito de Karang Asem, Sugeng Sudardso, acrescentou à AFP que a explosão ocorreu depois de ter sido visto fumo a sair do motor. Um dos responsáveis da polícia adianta também, com base em testemunhos já ouvidos, que existia uma bateria em cima do tanque de combustível, onde teve origem a explosão.

O barco transportava 35 passageiros, todos turistas, e quatro membros da tripulação.

[Atualizado às 7h41 de sexta-feira]

Texto editado por Ana Suspiro.