Já aqui falámos sobre isto: a nossa vida está a mudar e se, por um lado, temos cada vez mais consciência da necessidade de cuidar da pele com quantos passos forem precisos (nem que seja com 17 produtos todas as manhãs, como as coreanas), também procuramos cada vez mais a simplicidade, o que tem vindo a ganhar destaque com produtos multifuncionais que respondem a várias necessidades ao mesmo tempo.
É precisamente esta a premissa por trás do co-wash, abreviatura para conditioner washing ou, em português, lavagem com condicionador. Na verdade, esta técnica não é nova e já existe há muitos anos, embora tenha sido sempre desvalorizada. Em 2014, o site de lifestyle Style Caster já a dava como uma tendência e, em 2015, a editora de moda do jornal Huffington Post, Michelle Persad, aceitou o desafio de testar durante duas semanas os condicionadores de lavagem e dar o seu veredicto. Porque é que estamos a falar disto agora? Porque já existem em Portugal alguns destes produtos e que nos vão permitir, finalmente, aderir a esta tendência. Ou, pelo menos, experimentá-la.
O que é o co-wash?
Significa basicamente lavar o cabelo apenas com condicionador. Tão simples quanto isto. Chaz Dean, famoso hairstylist americano e guru desta tendência (não lava o cabelo com champô há mais de 20 anos e, em 1993, criou a primeira marca de condicionadores de lavagem, “Wen”), disse ao site The Coveteur que ao abdicarmos dos champôs, estamos a eliminar todos os detergentes, polímeros e químicos que fazem parte de grande parte dos produtos de lavagem e que agridem o cabelo. Ao usarmos apenas condicionadores, passamos a limpar o cabelo com óleos essenciais naturais, botânicos e extratos, o que significa que não vamos agredir nem os fios, nem o couro cabeludo.
Pode-se lavar com qualquer condicionador?
Não. O mais certo é ficar com o cabelo oleoso e com aspeto sujo. Tem de utilizar produtos próprios que, nas embalagens, deverão dizer “condicionador de lavagem” ou, em inglês, “cleansing conditioner“.
Como utilizar?
Antes de mais, é preciso estar consciente que o seu cabelo vai passar por um período de transição e provavelmente vai demorar algum tempo até o couro cabeludo se habituar (nos primeiros dias, pode ficar com o cabelo oleoso). O mais fácil será iniciar o co-wash de forma gradual — introduzir o condicionador de lavagem apenas uma vez por semana, intercalado com lavagens normais, e ir aumentando a sua utilização.
Normalmente, utilizamos primeiro o champô — porque vai retirar óleo, gordura, resíduos de outros produtos, etc. — e só depois é que aplicamos o condicionador — para amaciar e fechar as cutículas. Tal como tudo na vida, também o cabelo tem hábitos e, para quem sempre o lavou desta forma “antiquada”, é a isto que o cabelo está acostumado. Mas há mais: se faz brushing, utiliza óleos, sprays de styling ou outros produtos no dia-a-dia, será mais difícil lavar o cabelo com o co-wash exatamente porque estes produtos deixam resíduos nos fios que não são solúveis na água e só saem com a ajuda de ativos detergentes (que existem nos champôs). Como o cabelo foi lavado durante anos da mesma forma, vai ter de tentar, ter paciência e deixar o cabelo ajustar-se ao novo método.
Em que é que o cabelo beneficia com o co-wash?
De forma geral, os condicionadores têm agentes emolientes que lavam o cabelo sem o danificar, e isto é benéfico em quem tem couro cabeludo sensível e o cabelo danificado. Os condicionadores vão permitir que os óleos naturais lavem o cabelo e o couro cabeludo de forma suave. E como têm um pH baixo, vão fechar as cutículas e deixar o cabelo protegido das agressões externas.
Na fotogaleria, em cima, veja alguns destes produtos que já existem no mercado português.