Aproveitando a abertura do Salão Automóvel de Paris, a Hyundai deu a conhecer, em estreia mundial, o protótipo que deverá dar origem ao primeiro elemento da família de versões mais desportivas do construtor sul-coreano, e que terá a designação “N”.

Baseada na terceira geração do i30, que o fabricante também vai apresentar no certame parisiense, esta máquina de corridas foi desenvolvida em conjunto pela Hyundai Motorsport, Hyundai Motor Europe Technical Center e Hyundai Motors Performance Development and High Performance Vehicle Division.

Tendo por base um quatro cilindros turbo a gasolina de 2,0 litros com 380 cv e 451 Nm de binário, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem e apoiado por uma transmissão integral, o Hyundai RN30 High Performance Concept apresenta dimensões acrescidas face à versão dita normal do i30, com mais 30 mm em comprimento que os 1.950 mm anunciados para este último, assim como uma menor distância ao solo – menos 84 mm que os 1.355 mm do i30.

Hyundai RN30 Concept (18)

O Hyundai RN30 High Performance Concept deverá também dar origem ao futuro carro da equipa oficial da Hyundai no Mundial de Ralis

Dono da uma estética exterior algo radical, ainda que fortemente apelativa, o RN30 é ainda mais leve do que o esperado, graças à utilização de plásticos ultra-leves, ao invés de polímero reforçado de fibra de carbono. Solução inovadora que, segundo o próprio fabricante, foi desenvolvida pela própria Hyundai, em conjunto com a BASF, e a que a marca sul-coreana associou a colocação das partes mais pesadas na estrutura o mais perto possível do baixo centro de gravidade.

Com um radiador em cascata junto à grelha frontal, como forma não só de dar mais peso à frente, mas também ajudar a refrescar o propulsor, na traseira, um enorme spoiler garante, em conjunto com as deslumbrantes jantes de 19″, uma maior estabilidade. Isto, ao mesmo tempo que a dupla saída de escape em cerâmica contribui para um melhor “respirar” do motor.

Hyundai RN30 Concept (31)

A vocação desportiva está bem patente no habitáculo deste protótipo

Já no interior, a postura fortemente desportiva continua, seja pelos bancos tipo bacquet, pela existência de uma célula de segurança ou por toda uma série de instrumentos destinados a fornecer diferentes informações sobre o veículo. Assim, caso passe mesmo à produção da forma como foi apresentado, os candidatos a pilotos vão poder, inclusivamente, gravar as suas experiências mais radicais, utilizando para tal as câmaras incorporadas no RN30.

O lançamento do Hyundai RN30 está previsto para o próximo ano, após um período de desenvolvimento naquele que é também um símbolo e uma das razões para a adopção, por parte da Hyundai, da letra “N” para os seus modelos verdadeiramente desportivos: o mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.