O Papa Francisco chegou este domingo a Baku, capital do Azerbaijão, procedente da vizinha Geórgia, para completar o seu périplo pela região do Cáucaso. O airbus da companhia italiana em que voou Francisco aterrou no aeroporto internacional Gueidar Aliev às 9h30 locais (6h30 em Lisboa). O Papa foi recebido à chegada pelo primeiro vice-primeiro-ministro, Yarub Eyubov, e depois seguiu para uma receção.
Francisco vai visitar a Igreja Católica da Imaculada Conceição, no Centro Salesiano do capital do Azerbaijão, onde vai realizar uma missa e almoçar com a comunidade salesiana. Pelas 16h30 (13h30 em Lisboa), decorre na Praça do Palácio Presidencial de Baku a cerimónia oficial de receção do Papa, em que o líder dos católicos vai ter um encontro com o Presidente do Azerbaijão, Iham Aliev. Os dois seguem uma hora mais tarde para o Centro Gueidar Aliev, onde deverão proferir discursos de dez minutos cada.
Antes de regressar a Roma, Francisco vai ter, na mesquita Gueidar, um encontro privado com o xeque Allahshukur Pashazadeh, líder religioso de todos os muçulmanos no do Cáucaso, região integrada também pela Arménia e Geórgia, mas na qual apenas o Azerbaijão é de maioria muçulmana.
Pelas 18h00 locais (15h em Lisboa) o Papa vai encontrar-se com representantes de outras comunidades religiosas do país e às 19h (16h em Lisboa), parte do aeroporto de Baku com destino a Roma.