O Facebook anuncia esta terça-feira, em Lisboa, plataforma Messenger 1.3, que vai permitir às marcas interagirem diretamente com os clientes no chat do Facebook. “Queremos acabar com a distância que existe entre a web e as apps, disse David Marcus, um dos responsáveis pelo Messenger na rede social, num encontro com jornalistas.

“Hoje em dia, as marcas querem uma interação de um para um com os consumidores e isso é muito difícil de acontecer”, afirmou David Marcus aos jornalistas.

A Plataforma Messenger 1.3 quer ajudar as empresas a fazer comunicação direcionada, dando-lhes ferramentas que permitem interagir diretamente com os utilizadores. David Marcus explicou aos jornalistas que tem de ser sempre o utilizador a iniciar o diálogo (e não a marca). Desta forma, quando aparecer uma publicidade a marca ou produto específico no mural de notícias do Facebook, se a imagem conter o ícone do Messenger, basta clicar nela para abrir um chat privado. A partir deste momento, pode receber mensagens da marca durante um dia.

Findas as 24 horas, a marca pode enviar uma mensagem extra ao utilizador, mas se não obtiver resposta, a conversa encerra ali. O utilizador pode bloquear a conversa sempre que lhe apetecer num ícone criado para o efeito. A aplicação foi lançada em abril e tem sido testada com várias marcas como Absolut, Tommy Hilfiger, Burberry, Activision’s Call of Duty.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao contrário do que acontecia antes – em que sempre que era lançada um aplicação nova, as pessoas instalavam-na – agora não. É muito difícil [convencer] as pessoas a fazerem download de mais uma app [de determinado negócio]. E com esta opção, não precisam. Passam do feed de notícias diretamente para o Messenger”, explicou David Marcus.

Num comunicado do Facebook, lê-se que “acreditamos que a combinação de levar as pessoas do feed de notícias para uma experiência no Messenger, e dar-lhes uma oportunidade adicional para re-interagirem com mensagens patrocinadas é uma mudança de paradigma. Estamos muito entusiasmados por ver esta experiência começar durante esta semana.

David Marcus fala esta tarde no palco principal da Web Summit. Têm estado a desenvolver esta plataforma 34.000 programadores. Atualmente, são enviadas mais de mil milhões de mensagens e de 17 mil milhões de fotos por mês no chat do Facebook.