De um extremo ao outro. Foi o que duas irmãs panda viveram nos últimos tempos. Chamam-se Meilun e Meihuan e apesar de serem típicos animais asiáticos, as duas pandas são tão americanas como qualquer habitante nascido e criado por lá. Vindas ao mundo no Zoo de Atlanta, as duas irmãs aprenderam a língua e os sabores locais — adoram biscoitos americanos, por exemplo. No entanto, uma vez transferidas para a Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding — uma base de investigação e melhoramento de vida para pandas, sem fins lucrativos, na China — tiveram de se habituar a novas comidas e uma língua que não entendem. Afinal. só percebem inglês, pois sempre foi essa a língua dos seus criadores e tratadores até este longo voo de regresso à Àsia de onde tinham saído os seus progenitores.

Fluentes em inglês. Em chinês, nem por isso

As duas irmãs estão a lutar para perceber a língua chinesa, nomeadamente o dialeto Sichuan, conta o jornal The Hindu. Os tratadores estão a ter algumas dificuldades em comunicar com as duas, sendo que as duas pandas apenas reagem aos seus nomes e a uma série de palavras em inglês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, vão ter de ser despedir dos biscoitos americanos, que tanto adoram, para começar a comer pão chinês, o que não está a ser fácil. Segundo uma das tratadoras que mais as acompanha,Luo Yunhong, explicou que gradualmente estão a tentar tirar os biscoitos e substitui-los por pão.

Luo conta ainda que as duas irmãs têm personalidades bastante diferentes. Enquanto que Meliun é muito animada e mexida, a irmã, Meihuan, é bem mais calma, preferindo estar sossegada enquanto observa tudo à sua volta. As pandas costumam ainda ser bastante reservadas quando estão na presença de pessoas estranhas.

Ainda assim, e apesar das dificuldades das irmãs panda em ambientarem-se, as duas estão gradualmente a familiarizar-se com a nova realidade.