O nome e a figura de Fidel Castro não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas, por desejo expresso do falecido líder revolucionário, disse hoje o Presidente cubano.

“O líder da revolução rejeita qualquer tipo de manifestação de culto à personalidade e manteve essa atitude até às suas últimas horas de vida”, disse Raul Castro num discurso de homenagem ao seu irmão Fidel, realizado na cidade de Santiago de Cuba.

Segundo o Presidente cubano, a vontade de Fidel foi a de que, após a sua morte, o seu nome e figura nunca sejam utilizados para designar instituições, praças, parques, ruas, avenidas ou locais públicos.

Contidas numa arca de cedro envolta na bandeira cubana e protegida por uma caixa de vidro, as cinzas fizeram o trajeto efetuado em sentido inverso por Fidel Castro no momento da vitória da sua guerrilha em 1959.

Serão enterradas hoje no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago, ao lado do mausoléu de José Marti, herói da independência de Cuba.

O funeral rematará o luto nacional decretado por nove dias após a morte de Fidel, aos 90 anos, anunciada dia 25 pelo seu irmão e sucessor Raul Castro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR