Branco ou Tinto
De Joana Maçanita (Manuscrito)
Ficar a conhecer o tipo de vinho preferido, se mais frutado ou mais complexo, servi-lo à temperatura correta e escolher os copos certos. Para quem ainda está a dar os primeiros passos no universo vínico, o livro da enóloga e produtora de vinho Joana Maçanita promete dar respostas de uma forma eficiente e, assim, descomplicar o que à partida parece um bicho de sete cabeças que, por sinal, cheira e sabe bem. Branco ou Tinto? é um guia dividido em vários capítulos para que, no final, saiba escolher, comprar e apreciar o vinho sozinho ou na companhia de terceiros. E há partes do livro que são pequenas enciclopédias, como aquela que nos ensina a ler o contrarrótulo — estar atento ao ano do vinho, às castas que lhe dão corpo e vida e a quem produziu e o engarrafou é meio caminho andando para selecionar um bom vindo de entre os muitos (e cada vez mais) que preenchem as prateleiras dos supermercados.
Guia de Enoturismo em Portugal
De Maria João de Almeida (Zest)
É a segunda edição daquele que, em 2016, foi considerado o melhor livro de enoturismo do mundo pelos Gourmand World Cookbook Awards. O Guia de Enoturismo em Portugal é assinado pela jornalista e crítica de vinhos Maria João de Almeida e é, na verdadeira aceção da palavra, um guia que compreende vários enoturismos espalhados pelo país. Ao longo de mais de 300 páginas, a autora propõe visitas a quintas e adegas de quase todas as regiões produtoras de vinho em Portugal: do Douro, Património da Humanidade pela Unesco, ao Alentejo, eleito em 2014 pelo USA Today como a “Melhor Região Vinícola do Mundo para se Visitar”, passando ainda pelo emergente Dão e pela sempre interessante Bairrada. Para cada uma das regiões há a respetiva nota introdutória — sabia, por exemplo, que Lisboa foi durante muito tempo uma região de volumes? –, e no final de cada capítulo existem propostas onde comer e dormir. O guia de design vintage e apelativo sugere ainda os néctares a serem provados e as atividades a realizar nas diferentes moradas do vinho.
O Vinho na Ponta da Língua
De Maria João de Almeida (Saída de Emergência)
Façamos o disclaimer: a autora é mais uma vez Maria João de Almeida, ainda que a abordagem ao vinho seja, neste livro, completamente diferente. Em vez de propor que nos façamos à estrada em busca de quintas e adegas previamente selecionadas — tal como acontece no guia de enoturismo acima mencionado –, desta vez a autora quer ajudar o leitor a escolher, comprar, guardar, servir e beber um bom vinho. Com uma linguagem acessível e descontraída, o livro O Vinho na Ponta da Língua responde a perguntas cruciais: como fazer a análise sensorial do vinho, como combinar comida e vinho ou, então, como armazenar vinho em casa? Para uma leitura mais prazerosa, os textos são acompanhados de ilustrações de Cristina Sampaio. Mas antes de folhear a última página, há ainda recomendações de vinhos para diferentes ocasiões.
Histórias com o Vinho e Outros Condimentos
João Paulo Martins (Oficina do Livro)
Há muito que o jornalista João Paulo Martins nos habituou aos seus livros — o guia anual Vinhos de Portugal, por exemplo, acompanha os apreciadores do néctar de há sensivelmente 20 anos para cá. Agora, em Histórias Com Vinho e Outros Condimentos, o jornalista e também crítico de vinhos reúne um conjunto vasto de crónicas, escritas ao longo de quase três décadas e já publicadas na imprensa. São elas sobre temas de História, outras escritas num tom humorístico e tantas mais dedicadas a questões mais práticas, dos copos às temperaturas certas, das caves às garrafeiras a conhecer. O primeiro texto data de 1989 e diz respeito à crónica fundadora de João Paulo Martins, à data aprovada pelo também jornalista José Salvador, coisa que ajudou a ditar o percurso profissional daquele que é hoje uma das figuras mais entendidas em vinho na imprensa portuguesa.
Especialista de Vinhos em 24 Horas
De Jancis Robinson (Casa das Letras)
Na verdade, basta olhar durante mais de 10 segundos para a capa para saber do que trata o livro. É de admirar que tanta informação caiba no que parece ser um livro de bolso, pequeno, compacto e com pouco mais do que 100 páginas, mas é mais do que provável que Jancis Robinson saiba o que está a fazer. O nome não lhe é familiar? Não faz mal, depois desta descrição é provável que o decore: há uma dezena de anos que ela é a conselheira oficial de vinhos da rainha de Inglaterra. Tarefa exigente mas também divertida, como já chegou a admitir, que ajuda a fazer de Robinson um nome respeitado no universo vínico. Voltemos ao livro Especialista de Vinhos em 24 Horas: é composto por vários capítulos que prometem explicar o essencial do vinho, desde como se faz e como combiná-lo com comida, a quanto se deve pagar por determinadas garrafas. Igualmente importante são as notas da autora sobre diferentes países produtores e suas regiões — e entre França, Itália e Estados Unidos está também Portugal.