A “Pioneer Cabin Tree”, uma sequoia gigante norte-americana com mais de mil anos e um grande túnel no tronco, caiu após uma forte tempestade que se abateu sobre a Califórnia e Nevada (Estados Unidos da América) durante este fim de semana. A árvore estava no Calaveras Big Trees State Park, estado da Califórnia, foi abalroada pelas grandes inundações e deslizamentos de terra provocadas pela tempestade, que foi considerada a maior dos últimos dez anos. As imagens da árvore no chão já foram partilhadas na página de Facebook da associação “Calaveras Big Tree”.
Há poucas sequoias atravessadas por um túnel, mas a maior parte fica nos parques florestais californianos. A mais famosa sequoia gigante com essas características chamava-se “Wawona Tree”, estava no Parque Nacional de Yosemite e também caiu durante uma severa tempestade no inverno de 1969. Estima-se que tivesse 2.100 anos (as sequoias mais antigas não têm mais de 3 mil anos). Mas Wawona Tree e Pioneer Cabin Tree eram especiais: eram as únicas sequoias com túneis que permaneciam vivas. Todas as outras estão de pé, mas mortas, explicaram os guardas florestais à NPR.
Durante muitos anos, árvores como estas serviram de passagem para cavalos e camiões. Os túneis foram criados no século XIX para promover os parques e torná-los em locais com mais interesse turístico. Quando a manutenção das árvores passou a ser responsabilidade de uma empresa privada, o único transporte que podia atravessar as sequoias eram bicicletas. Os carros podem, no entanto, atravessar os túneis das grandes sequoias-vermelhas, árvores muito mais altas (podem chegar aos 115 metros de altura) e com tronco muito maior (têm dezenas de metros de perímetro) do que as sequoias, que não costumam ultrapassar os 76 metros de altura.