Actualmente com 44 anos, o designer eslovaco Jozef Kaban decidiu mudar de ares, abandonando o papel central que detinha numa das marcas do Grupo Volkswagen, a Skoda, para mudar-se de armas e bagagens para a BMW – onde precisamente o design tem sido, muitas vezes, apontado como um dos aspectos mais conservadores nos modelos da marca da hélice.
O até aqui designer-chefe da marca checa, responsável inclusive pelo último facelift do Octavia – que alguns já consideraram “controverso” –, segue para a marca de Munique com a responsabilidade de desenhar os futuros modelos do fabricante alemão, mas não terá carta-branca para provocar revoluções. Pelo contrário, o eslovaco foi admitido para substituir Karim Habib, que está de saída da companhia, mas ficará a trabalhar sob as ordens de Adrian van Hooydonk, que continua a ser o responsável máximo pelo design no construtor.
O ingresso de Jozef Kaban – autor, entre outros modelos, da estética exterior do incontornável Bugatti Veyron, mas também do VW Lupo e do Seat Arosa – não é a única alteração no recém-reestruturado departamento de estilo da BMW, uma vez que a marca anunciou igualmente a nomeação de Domagoj Dukec, até aqui responsável pelo design de alguns componentes exteriores para os modelos da BMW e da submarca ‘i’, como chefe da equipa de design dos futuros modelos ‘i’ e ‘M’.
Falando sobre as alterações, o big boss do design da marca bávara, Adrian van Hooydonk, mostrou-se muito esperançado com estas alterações. “Tanto Jozef Kaban como Domagoj Dukec trazem consigo a experiência, talento e visão que nós necessitamos em termos de futuro do design da marca”, referiu.
Por conhecer está ainda a posição oficial da Skoda, relativamente à saída de Kaban. Isto numa altura em que a marca checa se apresta a dar a conhecer os facelifts do Citigo e do Rapid, assim como a nova geração do Yeti – três modelos cujas actualizações saíram ainda do lápis do designer eslovaco.
Quanto a Habib, cujo futuro fora da BMW permanece uma incógnita, deverá continuar a ver a sua marca em modelos como o futuro SUV topo de gama X7, no substituto do Z4 ou, até mesmo, no já antecipado sucessor do Série 6.