“Boa tarde, o que é que vendem aqui?”, questiona uma turista inglesa assim que entra na nova Lisbon Duck Store na Rua da Madalena, em Lisboa. “Patos de borracha”, respondem os sócios (e irmãos) Francisco e João São Marcos, em uníssono.”Só patos?”, interroga a cliente intrigada. Os donos desatam a rir atrás do balcão branco e encolhem os ombros ao deixar o espaço falar por si. Da banheira branca, encostada a um canto, à Torre de Belém em miniatura à entrada, há patos (sim, patos) à venda de todas as cores e tamanhos ao longo dos pequenos 70 metros quadrados. Quase em defesa do conceito, o mantra da loja estampado na parede lateral — escrito pelo artista holandês Florentijn Hofman — salta à vista:

O pato de borracha não conhece fronteiras, não discrimina as pessoas e não tem conotação política. O amigável pato de borracha flutuante tem propriedades curativas: pode aliviar tensões globais, bem como defini-los. O pato de borracha é suave, amigável e adequado para todas as idades”, lê-se.

O espaço de 70 metros é maioritariamente visitado por turistas que não resistem a tirar uma fotografia aos patos de borracha. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

De patos amarelos vestidos de ovos (e coelhos) da Páscoa a patos rosa disfarçados de unicórnios, passando pelo homem-aranha e Darth Vader do Star Wars, nem a rainha de Inglaterra se livrou de uma representação. No meio de 180 espécies diferentes — com possibilidade de chegar aos 300 — há edições limitadas e modelos especiais com luzes LED. “Quem entra aqui tem dois tipos de reação: ou acham giro ou pensam ‘como é que estes gajos se lembraram de vender patos?‘”, conta Francisco São Marcos, de 40 anos. “No meu aniversário, fui para Barcelona com o meu irmão, descobrimos esta marca e começamos a pensar em trazer o conceito para Lisboa”. Em conversa com a Barcelona Duck Store, ficaram a saber que a loja-mãe era de Amesterdão e pediram licenciamento dos quá-quá-quá em Portugal. “Sempre quisemos ter um negócio divertido”, brinca João São Marques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os irmãos Francisco e João São Marcos de 40 e 35 anos, respetivamente, trouxeram o conceito para Lisboa e esperam chegar ao Porto. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

“A trabalhar ao balcão acabei por perceber que quem entra menos na loja são as crianças apesar dos patos de borracha estarem associados à hora de banho infantil”, explica o diretor jurídico de 35 anos. “Os patos, como uma peça nostálgica, não são só usados para flutuar no banho, podem ser um artigo de colecionador ou uma peça de decoração com garantia vitalícia”, acrescenta o irmão. Da banheira para a prateleira, o objetivo é que cada cliente se identifique com um pato consoante o tema, estação do ano, profissão, hobbie, comida, super-herói ou animal favorito. Fica só a faltar um pato disfarçado de Cristiano Ronaldo ou de zé povinho para representar Portugal. “Gostaríamos de ter um pato com os típicos azulejos portugueses mas ainda estamos em conversações”, adianta o irmão mais novo. Cada um custa 8,95€ (à exceção dos porta-chaves e edições especiais) mas a boa notícia é que marca está sempre a produzir novas coleções.

Eis a Torre de Belém à entrada da loja que está recheada de patos para todos os gostos e feitos. (foto: Henrique Casinhas/Observador)

Nome: Lisbon Duck Store
Morada: Rua da Madalena, 54 (Terreiro do Paço), Lisboa
Horário: De segunda a domingo, das 10h às 20h
Preços: De 5€ a 17€
Contacto: 965 015 240