Quando Jorge Santiago chegou à sala de reuniões da Miralago para assinar o contrato de compra do grupo de produção e comercialização de bicicletas em Águeda, estranhou a mala de viagem pousada no chão. “São as ações da empresa. Pode ir depositar ao banco agora”, disse-lhe Aurélio Ferreira, o fundador, na altura com 85 anos. Jorge estava à espera de um cheque. “Não de uma bolsa antiga, cheia de folhas de papel”, recorda um dos sócios que agarrou o grupo Órbita-Miralago, a empresa de bicicletas de Aveiro, que já exporta mais de 80% da produção para todo o mundo.

Recuemos no tempo. A história começa há quase meio século. Estávamos em 1971 quando três sócios de Aveiro formaram uma pequena associação de peças e componentes industriais de velocípedes. Na altura havia mais de 70 empresas de fabrico e montagem de bicicletas em Águeda. A Órbita era uma das marcas e respondia à casa-mãe Miralago, a base industrial do grupo. “A ideia dos fundadores era fazer o produto todo e entrar no mercado com mais valor”, explica um dos atuais responsáveis. Além do fabrico para as marcas próprias, produziam também para a indústria de motociclos e carros, apostando ainda na exportação, principalmente para Espanha e França.

Com a falta de investimento, a empresa de modelo familiar ficou desatualizada. Faltava uma terceira geração com vontade de agarrar o projeto e inovar. “Perdiam-se negócios e a imagem não correspondia ao que o mercado exigia”, diz Jorge Santiago. Foi através de uns amigos que moram na região que soube das intenções de Aurélio Ferreira de se desfazer dos 95% da Miralago.” As empresas portuguesas têm potencial para crescer, mas sofrem depois desta problemática de mudança de gerações.”

Este modelo de edição limitada faz referência ao ano em que a marca nasceu: 1971.

Durante muitos anos, Jorge trabalhou como engenheiro na indústria automóvel. “Sempre estive ligado à montagem de fábricas, onde desenvolvi a área de gestão”, descreve o atual responsável do grupo. Sabia que o grupo de bicicletas tinha capacidade para crescer, mas era preciso reorganizar a casa. Com a família Ferreira fora da gestão da empresa, resolveu aproveitar a base de dados e apostar na internacionalização. “Na indústria falamos de vendas, mas depois também tem de haver alguém a entregar o produto com qualidade.”

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Com o sócio Nuno Silva, “a pessoa mais financeira”, entraram em funções no dia 4 de setembro de 2015. Ficaram com os 130 funcionários do grupo e a primeira decisão foi difícil: reorganizar a casa. “Houve reestruturações na fábrica e no modus operandi. Apostámos também no desenvolvimento de novas peças”, explica.

Em menos de um ano passaram a 148 pessoas e cresceram 17%. Com a Órbita ganharam também o concurso público para o sistema de bicicletas partilhadas na cidade de Lisboa, no valor de 23 milhões de euros, em novembro de 2015. Neste momento em fase de testes para ser implementado no verão, o sistema lisboeta tem-lhes garantido a entrada em mercados competitivos como Alemanha e Inglaterra. “Temos o produto certificado lá fora, onde a oferta é muito maior”, diz Jorge.

Aliás, esta é uma das áreas em que mais vão apostar este ano. “Com esta peça que desenvolvemos para Lisboa, vamos abrir novos caminhos no mercado de uso partilhado”, refere Jorge. A segunda aposta vai para mais modelos urbanos e de criança. Por isso, para 2017, os objetivos são maiores. “Esperamos crescer 50%”, diz o sócio.

Este ano a marca quer apostar em novos modelos para crianças. © Divulgação

Investiram e aumentaram a equipa de desenvolvimento de produto, design e engenheiros eletrotécnicos para 10 pessoas e passaram a ter mais eletrónica e tecnologia associada às suas bicicletas. “Hoje em dia não é só cortar quatro tubos e montar”, afirma um dos proprietários. Quadros, guiadores, avanços, rodas e pedaleiras são os principais elementos que a empresa produz. Trabalham com aço, por ter uma sustentabilidade maior, mas também já usam o alumínio como matéria-prima.

Com a parceria da universidade de Aveiro e outras spin-offs na área da eletrónica, têm conseguido fomentar a economia local. É o caso das baterias das bicicletas de Lisboa. “São feitas em Oliveira de Bairro por malta que saiu agora da faculdade”, comenta Jorge, orgulhoso. “Temos muitas parcerias. Não queremos fazer tudo dentro de casa. Queremos é novas ideias”, acrescenta.

O mesmo se passa com os clientes com quem desenvolvem uma ligação mais próxima. “Acabamos por incorporar novos componentes com o feedback que nos dão. Temos modelos personalizados também”, afirma Jorge Santiago. Porque não são só as bicicletas de uso partilhado que precisam de GPS ou de aplicações para se tornarem mais apelativas. “Aplicamos estas funções nas convencionais, de forma a torná-las mais práticas no dia-a-dia.”

Daí terem aumentado em sete pessoas o departamento de desenvolvimento só no último ano e permitido, por exemplo, acompanhar a abertura da cedência e guarda das bicicletas partilhadas e fabricar os sensores de segurança para saber se o velocípede caiu ou se foi roubado. “ Temos que evoluir e oferecer os melhores produtos aos nossos clientes”, defende Jorge.

Quando souberam do concurso de Lisboa em novembro de 2015, não hesitaram em candidatar-se. “Fizemos o desenvolvimento de um novo sistema com base na experiência que havia”, explica. Queriam uma versão que fosse para quem vai de comboio e chega à cidade, para quem vai para o trabalho de bicicleta ou para o turista. “É ainda um modelo que permite uma facilidade em escalar para outros mercados”, acrescenta.

Jorge Santiago com o modelo desenvolvido para o serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa, atualmente em fase de testes. © Divulgação

Há mais de 10 anos que a Órbita aposta no serviço de partilha. O concurso mais famoso e lucrativo foi o de Paris, em 2011, ganho por um cliente da Órbita e que permitiu a colocação de 22 mil bicicletas elétricas na capital francesa. Ou o caso de Viena, na Áustria.

Juntaram-lhe outro tipo de experiências a nível fabril, de customização e eletrónica e em dois meses tinham o modelo confecionado. Os concorrentes demoram três a quatro anos a desenvolver o protótipo. “Temos pessoas com 20 e 30 anos de casa. Juntamos o know-how à inovação na Órbita”, afirma o sócio.

Os primeiros modelos de bicicleta convencional podem começar nos 130 euros e ir até ao 700. Há ainda velocípedes a carbono, para todo-o-terreno e para andar na estrada que podem ir aos três ou quatro mil euros — “mas não são aquelas que mais vendemos.” Há ainda triciclos ou bicicletas de dois lugares que podem ir aos mil euros, o mesmo valor para as elétricas.

Só em 2016 produziram 20 mil exemplares na Órbita. Este ano devem passar os 35 mil.

Os nomes dos modelos de estrada são inspirados em vilas e cidades portuguesas. Esta é a Tavira.

O facto de fabricarem para outras concorrentes permite-lhes aprender quais são as tendências e aprimorar novas técnicas. Aproveitaram as ligações com o mercado europeu tradicional em França e Espanha e reforçaram a internacionalização. Angola, Marrocos, Argélia, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra são apenas alguns dos países onde estão atualmente.

“Temos apostado em mercados emergentes como o Leste ou a América do Sul e temos boas negociações na Roménia e Hungria”, afirma Jorge Santiago. Em 2016, a Órbita fechou o ano com um lucro de três milhões de euros. Este ano acreditam que conseguem dobrar o número.

Vão lançar em breve um catálogo com uma linha nova e mais modelos de bicicletas elétricas, onde será possível, por exemplo, encontrar um sistema misto desenvolvido pela Órbita que permite transformar uma bicicleta elétrica em convencional e vice-versa. Mas garantem que vão continuar a manter a sua imagem de marca.

Há modelos de dois lugares que podem chegar aos mil euros. Mas uma bicicleta convencional fica pelos 130€.

“Os nomes dos modelos convencionais continuam a ser inspirados no espaço, os modelos todo-o-terreno em corpos celestes e a linha de estrada em vilas e cidades portuguesas”, explica Jorge. É o caso da Aveiro, uma versão dobrável, urbana e moderna. “Tem muito a ver com a cidade jovem, da mobilidade”, explica. E as bicicletas são vendidas para todo o mundo com este nome. Não há traduções. É made in Portugal mesmo.

Nome: Órbita
Data: 1971
Pontos de venda: Através do site da empresa
Preços: 130€ a 4.000€

100% português é uma rubrica dedicada a marcas nacionais que achamos que tem de conhecer.