O eurodeputado socialista Manuel dos Santos apelidou a deputada socialista Luísa Salgueiro de “cigana”. Numa publicação na sua página de Twitter, Manuel dos Santos, natural de Matosinhos, acusa a deputada e candidata à câmara de Matosinhos de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”. Rui Tavares, ex-eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda, e João Galamba, porta-voz do PS, falam em “racismo” e “numa vergonha de eurodeputado”.
Começou por ser uma consideração sobre a votação dos deputados portugueses de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento, mas depressa extrapolou para considerações pessoais sobre uma deputada em concreto. “Entre os deputados socialistas que votaram Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento esteve Luísa Salgueiro, dita a cigana”, começou por dizer o eurodeputado socialista.
E prosseguiu: “Luísa Salgueiro, desconhecida deputada em Lisboa, reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à câmara de Matosinhos”.
O ex-eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda Rui Tavares reagiu dizendo ser “lamentável” e inaceitável. “Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, escreveu. João Galamba, deputado e porta-voz do PS, comentou dizendo que Manuel dos Santos era “uma vergonha de MEP (eurodeputado)”.
“Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, escreveu João Galamba.
Ao Observador, Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira pelas 18h vai inaugurar a sede da sua candidatura a Matosinhos, optou por não comentar o caso.
Lamento, mas não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas, @Manuel___Santos pic.twitter.com/f3GrtYlsqQ
— rui tavares (@ruitavares) June 16, 2017
Contactado pelo Observador, Manuel dos Santos não se mostrou disponível para comentar. Minutos depois, contudo, reagiria na sua página de Twitter, rejeitando as acusações de “racismo”. “Não respondo a grupos organizados das redes sociais, dedicados a reverter (excelente expressão) afirmações fora de contexto para ataques”, disse, acrescentando: “Claro que não sou racista”.
Podem continuar se quiserem: não me demovem nem me atemorizam. Claro que não sou racista.
— Manuel dos Santos (@Manuel___Santos) June 16, 2017
Entretanto, Carlos Zorrinho, que ao Público tinha afirmado: “Pessoalmente, não considero que esteja a fazer essas declarações como eurodeputado”, acabou por publicar um tweet repudiando as declarações de Manuel dos Santos:
Como cidadão e socialista acho lamentáveis e chocantes as declarações de Manuel dos Santos sobre Luisa Salgueiro.
— Carlos Zorrinho (@czorrinho) June 16, 2017
Ana Paula Vitorino, ministra do Mar e também dirigente socialista, escreveu sobre o caso na sua conta de facebook, considerando as afirmações do eurodeputado do PS “xenófobas e racistas, impróprias portanto de um regime democrático”.
Tiago Barbosa Ribeiro, outro deputado socialista, usa palavras duras na crítica a Manuel dos Santos, acusando-o de misoginia, racismo e xenofobia, dizendo que o eurodeputado é “uma vergonha para os socialistas”.
https://twitter.com/tbribeiro/status/875744215237570561
E também o deputado Porfíro Silva, que diz que Manuel dos Santos não merece sequer ser militante do partido.
https://www.facebook.com/porfirio.silva.56/posts/10202806358116741?pnref=story