Terceira geração daquele que é um dos mais populares Sport Activity Vehicle (SAV) da marca da hélice, o futuro BMW X3 foi oficialmente desvendado online, com promessas de uma estética mais arrebatadora e dinâmica, sistemas de propulsão mais potentes e eficientes, além de apontamentos mais luxuosos. A chegada ao nosso país acontece já em Novembro.
Anunciando uma evolução do design ostentado pela geração ainda em comercialização, o novo X3 diferencia-se por uma frente com novas ópticas e faróis de nevoeiro em LED, uma grelha frontal do tipo duplo rim de maiores dimensões, pára-choques redesenhado e um novo pára-brisas de vidro acústico. Ao passo que, na lateral, as maiores diferenças surgem nas jantes de novo design com medidas que variam entre as 18 e 21″, enquanto, na traseira, são os farolins em LED com aspecto 3D (opcional), a dupla saída de escape (com sistema de escape desportivo, no caso do X3 M40i) e o portão agora de accionamento eléctrico a assumirem o estatuto de novidades.
Nesta nova geração com a mesma plataforma CLAR que serve de base a modelos como os novos Série 5 e Série 7, o X3 anuncia não somente um comprimento maior (4,71 m), como também uma redução de até 55 kg no peso, uma distribuição perfeita de pesos entre eixos, além de um melhor coeficiente de aerodinâmica – 0,29. Tudo isto, num corpo a prometer a mesma capacidade de carga na bagageira do antecessor, ou seja, 550 litros, mas que pode chegar aos 1.600 litros, uma vez rebatidos 40:20:40 os bancos traseiros.
E já que falamos do interior, destaque igualmente para o habitáculo renovado, não apenas esteticamente, mas também no equipamento, do qual passa a fazer parte, embora apenas como opcional, um novo painel de instrumentos digital de 12,3″, além de um novo e maior (10,2″) ecrã para o sistema de infoentretenimento iDrive, agora com controlo por gestos. Com novas aplicações em cromado, o interior do SAV pode ainda ser enriquecido com outras tecnologias opcionais como um head-up display a cores, ar condicionado de três zonas e iluminação ambiente, entre outros.
Por outro lado, o novo X3 deverá chegar com novas, mas opcionais, tecnologias de condução semiautónoma, integradas num pack denominado Driving Assistant Plus.
Disponível em três níveis de equipamento – xLine, Luxury Line e M Sport Package -, aos quais cada cliente pode depois acrescentar elementos de uma extensa lista de opcionais, destaque ainda, no capítulo técnico, para a opção por uma suspensão do tipo duplo braço triangular à frente e do tipo multilink atrás. Duas soluções que, tudo indica, servirão também à próxima geração X4.
Finalmente, o mais popular dos SAV da BMW deverá contar com uma oferta composta por três motores a gasolina e dois a gasóleo, com a oferta a gasolina a traduzir-se no 20i xDrive com 184 cv, 30i xDrive com um motor 2,0 litros de 252 cv e no M40i M Performance, com um seis cilindros em linha 3,0 litros biturbo, a debitar 360 cv.
Já a gasóleo, a possibilidade de escolher, numa fase inicial, entre o 20d xDrive com 190 cv de potência e um seis cilindros 30d xDrive, com 265 cv. Todos os motores serão propostos de série com caixa automática de oito velocidades e sistema de tracção integral.
O SAV alemão contará ainda, lá mais para a frente, com não só o muito apetecível – para o mercado português, bem entendido – 18d sDrive de tracção apenas dianteira, como também com uma variante da motorização plug-in-híbrida já existente no X5 e conhecida por 40e xDrive, que tem por base um 2,0 litros a gasolina. A caminho estará igualmente a já esperada versão X3 M, com uma variante do bloco que já equipa o M3, o seis cilindros em linha 3,0 litros, embora, neste caso, com mais de 400 cv.
Ainda sobre a versão desenvolvida pela M Performance, dados divulgados garantem que o modelo será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, fixando como velocidade máxima os 250 km/h. Tudo isto, com consumos que deverão rondar entre os 8,2 e os 8,6 l/100km.
A terminar, refira-se ainda que a nova geração BMW X3 deverá ser oficialmente apresentada no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, agendado para Setembro, sendo que a comercialização deverá arrancar, em Portugal, em Novembro. Já o novo X4, só deverá chegar aos mercados em 2018.
[jwplatform 4C77hcLo]