O exame nacional de português do 12.º ano não vai ser anulado, nem repetido. A garantia chegou, esta quarta-feira, pela voz do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Ao invés disso, caso venha a ser confirmada a fuga de informação relativa ao conteúdo da prova, serão penalizados os alunos que tenham sido comprovadamente beneficiados, bem como quem divulgou a informação. Essa penalização será aplicada pelo Ministério da Educação ou pelo Ministério Público.

“Se se comprovar que houve fuga, ministério agirá civil, disciplinar ou criminalmente contra os autores”, frisou o governante, citado pela agência Lusa, acrescentando que “se alguém saiu beneficiado, sofrerá as consequências previstas no regulamento”.

Em causa está uma gravação áudio que esteve alegadamente a circular nas redes sociais e no Whastapp dias antes da prova que teve lugar segunda-feira, dia 19 de junho. Nesse áudio, ouve-se uma adolescente a revelar conteúdos que coincidem com o que saiu no exame.

Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores — uma comuna — e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo e só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. E pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória…”, ouve-se nesse áudio, divulgado pelo mesmo jornal.

Foi o professor Miguel Bagorro, da Escola Secundária Luísa de Gusmão, em Lisboa, que teve conhecimento dessa gravação no passado sábado, que acabou por denunciar o sucedido ao Ministério da Educação logo na segunda-feira, após ter confirmado que o conteúdo da prova correspondia ao que a jovem referia nessa mensagem. Não o fez antes pois todos os anos há diz que disse sobre o que sai nos exames.

Depois disso, o IAVE remeteu para a Inspeção Geral de Educação e Ciência e para o Ministério Público todas as informações de que dispunha sobre o caso para efeitos de averiguação disciplinar e criminal e não prestou mais esclarecimentos porque a matéria ficou em segredo de justiça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR