A escritora J.K. Rowling fez um pedido de desculpa a Donald Trump, através de uma série de tweets que publicou esta segunda-feira na sua página. A autora da saga Harry Potter tinha acusado o presidente norte-americano de ter ignorado uma criança que se encontrava numa cadeira de rodas.
Rowling chamou Trump de “horrível” por este se ter recusado a cumprimentar Montgomery Weer, “um pequeno rapaz que só queria tocar no presidente”. O episódio teria acontecido durante um evento na Casa Branca, na segunda-feira da semana passada, e ficou registado em vídeo.
Acontece que o vídeo que a escritora viu e publicou no Twitter tinha sido editado, de forma a parecer que Donald Trump tinha mesmo ignorado a criança de três anos. O vídeo que a autora publicou foi partilhado mais de 75 mil vezes mas o original mostra o contrário. De facto, o presidente norte-americano não só cumprimentou o rapaz como se baixou e lhe deu um aperto de mão.
Rowling viu-se então obrigada a pedir desculpa pela controvérsia como aos familiares da criança. “Fontes informaram-me que [o vídeo] não era uma representação completa ou exata da interação [entre Trump e a criança]”, revelou a autora num dos vários tweets que publicou esta segunda-feira.
O pedido de desculpas de Rowling acontece na sequência de uma publicação da mãe da criança no Facebook onde garante que o presidente norte-americano não ignorou o filho.
“Se causei algum problema ao rapaz ou à família dele, peço desculpa, sem reservas“, pode ler-se num dos três tweets da escritora. Rowling informou ainda que iria apagar os tweets onde tinha publicado o vídeo editado e onde tinha ofendido o presidente norte-americano. Os tweets que fez esta segunda-feira vão, pelo contrário, permanecer publicados.