Para obter um visto gold em Portugal é obrigatório um investimento igual ou superior a 500 mil euros no país, mas além disso, agora os estrangeiros interessados em investir no país têm também de aguardar cerca de três meses para conseguirem uma reunião para entregar a documentação e dar início ao processo.

O atraso na respostas aos pedidos para uma Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal são avançados na edição do Diário de Notícia desta sexta-feira. O jornal dá conta de queixas de alguns advogados que apontam para um atraso que se terá agravado desde maio passado e dizem que quando ligam para a linha de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para tratarem do processo de estrangeiros interessados em investir no país ouvem que “a agenda de novembro ainda não está aberta”.

A mesma notícia cita o SEF a confirmar que “os agendamentos para atendimento no SEF de investidores e familiares no âmbito de primeiro pedido de ARI ou renovação, na área de Lisboa, que é a área de maior pressão, o tempo máximo de esperar para atendimento é de cerca de dois meses e meio, havendo outros locais no país onde é imediato”. Os advogados temem que isso leve alguns potencias investidores a desistirem de Portugal

O presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estima que existam “uns quatro mil processos pendentes” e que os problemas começaram “há dois ou três meses”, logo depois de terminado o trabalho do Grupo Extraordinário de Recuperação de Pendências. O SEF explica que os inspetores que fizeram parte da equipa estão colocados “no aeroporto de Lisboa desde abril/junho”.

Entre janeiro e o final de julho, foram concedidas 1041 Autorizações de Residência para Investimento em Portugal. O valor do investimento ficou acima dos 655 milhões de euros, superior em 14,8% ao do ano anterior. Mas em julho deste ano o valor desceu 2,8% face ao mesmo mês de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR