Depois do seu próprio “OLX” (o Marketplace) e de um canal de vídeo, o Facebook prepara-se para lançar mais um serviço. Desta vez, trata-se de comida. A partir de agora vai poder consultar menus e até encomendar comida ao domicílio. Tudo através da aplicação. A má notícia vem agora: só está disponível (para já) nos Estados Unidos.

Longe vão os tempos em que um utilizador tinha de ir à página de um restaurante consultar preços, menus e, se assim o quisesse, ter de contactar o estabelecimento. Agora, o Facebook faz todo esse trabalho por si – ou vá, será o intermediário. Isto porque o novo serviço Order Food (“Pedir Comida”, em português) cumpre todas as ordens sem sair da aplicação.

A opção encontra-se no menu, juntamente com os outros serviços de que a plataforma já dispõe. A partir daí pode escolher o restaurante e até filtrar os resultados por tipo de cozinha. Escolhida a opção, só tem de fazer o seu pedido e decidir para quando e onde o quer receber – se na loja, se em casa. Por fim, o pagamento: também é feito dentro do Facebook – só terá de associar o seu meio de pagamento (cartão de crédito, leia-se).

À esquerda, a posição do serviço no menu; ao centro, o filtro por tipos de cozinha; à direita, as opções filtradas por possibilidade de entrega ao domicílio. (Fonte: Facebook)

Mas atenção: a opção de entrega ao domicílio terá um custo associado – tal como mostra o vídeo de apresentação do serviço – e deverá depender do valor final da encomenda. No final, pode sempre dar gorjeta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.facebook.com/facebook/videos/10156593940706729/

A funcionalidade tem associado serviços de entrega como o Delivery.com, DoorDash, ChowNow, Zuppler, EatStreet, Slice e Olo. No que toca a restaurantes, estão para já disponíveis o Papa John’s, Wingstop, Panera, Jack in the Box, TGI Friday’s, Denny’s, El Pollo Loco, Chipotle, Five Guys and Jimmy John’s.

Segundo o Facebook, a funcionalidade foi testada no último ano e está disponível em todo território dos Estados Unidos, para iOS, Android e versão desktop. Fica a faltar saber quando é que este serviço chega a Portugal.