Um acordo entre Portugal e Egipto é assinado esta quinta-feira para a venda de ferramentas digitais de serviços públicos dos programas Simplex. O software de aplicações técnicas do programa para maior eficiência entre o cidadão e o Estado irá integrar os sistemas egípcios para administração pública.

Segundo avança o Público, o protocolo vai ser assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, esteve no Cairo durante esta semana para finalizar os últimos pontos do acordo.

“No protocolo ficará definido quais os projetos em que, além do fornecimento dos mecanismos tecnológicos, Portugal garantirá a assessoria técnica”, explicou à mesma publicação a secretária de Estado Adjunta. Outros países têm manifestado o interesse para usar estas ferramentas tecnológicas da administração pública, adiantou a política.

Foi em novembro de 2016 que nasceu este interesse egípcio por estas ferramentas portuguesas, com a visita do presidente do Egipto a Portugal. A embaixada portuguesa no Cairo foi onde se desenvolveram as comunicações. Os programas exportados por Portugal do Simplex são os dos “serviços físicos e digitais do governo e da Administração Pública”, a Chave Móvel Digital e a plataforma de autenticação do governo, que “está em expansão a vários serviços em Portugal”, adiantou Fonseca ao mesmo jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR