771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Simplex

Explicador

Vem aí uma "revolução" com o simplex urbanístico?

Avelino Oliveira garante que o simplex não vai produzir efeitos no imediato. O presidente da Ordem dos Arquitetos sublinha o atraso das alterações e ainda a falta de discussão sobre o processo. 
PLMJ Podcast

A difícil implementação do Simplex Urbanístico

O Simplex do Licenciamento Urbanístico traz desafios de implementação. Com Joana Castro Almeida, vereadora do Urbanismo, Frederico Pedro Nunes, da Bondstone, e Andreia Candeias Mousinho, sócia da PLMJ
PLMJ Podcast

Novo Simplex do Licenciamento Urbanístico

O que muda com o novo Simplex do Licenciamento Urbanístico e a reação do mercado, com Andreia Candeias Mousinho, sócia da área de Urbanismo da PLMJ. Consulte também o guia que a PLMJ preparou.
Administração Pública

SIMPLEX para quê?

A quem pode interessar um quadro que proíbe em vez de permitir? Porventura aos vendedores de facilidades e desbloqueios de uma máquina que primeiro cuidaram de impedir de funcionar validamente.
Justiça

Diário de uma notária – o labirinto da titulação

Os sucessores políticos de Sócrates decidiram agora fazer uma reforma estrutural das profissões regulamentadas, Ignoram que não é a regulamentação que distorce a concorrência, mas o compadrio.
Simplex

300 mil já fazem chave móvel por biometria

"Já temos mais de 300 mil pessoas, emigrantes da diáspora que utilizaram os serviços, ou seja, 300 mil deslocações evitadas para ir aos consulados", sendo "à distância de um clique no telemóvel".
Cartão de Cidadão

Cartão do Cidadão pode ser bilhete de transporte

Novo Cartão de Cidadão vai ser 'contactless' e com uma "atualização tecnológica" que vai abrir um conjunto de perspetivas". É uma das 18 medidas do Simplex que é esta segunda-feira anunciado.
Noticiário

8h. Eurodeputados no BCE para travar taxas de juro

Eurodeputados socialistas têm hoje uma reunião marcada com Christine Lagarde, em Frankfurt. E ainda, Governo apresenta hoje o novo programa Simplex. São 18 as medidas anunciadas.
Ambiente

Associações anunciam queixa do simplex ambiental

Para a organização PAS, o decreto-lei "simplex ambiental" revela ser um "retrocesso" no Direito Ambiental e "diminui a exigência quanto à proteção do meio ambiente".
Iniciativa Liberal

IL. Fim do prazo de certidão de óbito e nascimento

A Iniciativa Liberal quer por fim ao prazo das certidões online de óbito e de nascimento. Segundo a Renascença, o partido vai avançar com proposta no Parlamento.
Simplex

A (pura) Demagogia do Governo Digital

O Simplex foi criado com o objetivo de facilitar a vida às pessoas e às empresas mas feitas as contas, em vez de simplificar estamos a complicar o quotidiano de  muitos portugueses
Simplex

Notários podem ver dados de fugitivos à justiça

Foi garantido cruzamento eletrónico dos dados do registo de contumazes entre os sistemas do Ministério da Justiça e a plataforma da Ordem dos Notários. A medida inscreve-se no programa Simplex.
Ambiente

Ambientalistas: "Danos ambientais" do Simplex

A organização ambientalista GEOTA considerou que o projeto de decreto-lei chamado de "simplex ambiental" pode descredibilizar a Avaliação de Impacto Ambiental.
Saúde

Saúde com Simplex? Não, obrigado.

O Governo diz que tudo estará operacional no último trimestre do ano, mas algumas das componentes, nomeadamente a autenticação biométrica, está apenas prevista para o segundo trimestre de 2023. 
Ambiente

Ambiente. Governo aprova "simplex"

O Governo aprovou um "simplex" para o ambiente que prevê o fim da avaliação de impacto ambiental para a modernização de linhas férreas ou projetos de loteamento.
Governo

Governo anuncia 48 novas medidas no Simplex

O secretário de Estado da Digitalização, Mário Campolargo, anunciou as novas medidas no âmbito do programa Simplex 2022, cujo mote é dizer "sim às pessoas e às empresas".
Simplex

AMA. PSD acusa Governo e pede justificações

A ex-chefe de gabinete de Medina na CML foi indicada para ocupar a presidência da Agência da Modernização Administrativa. Duarte Marques diz que processo resulta de uma "aldrabice" e pede explicações.
Simplex

Simplex. Governo estima poupança de 190 milhões

O Governo estima que 50 das 158 medidas do programa "Simplex 20-21" vão permitir uma poupança de 190 milhões de euros e espera concretizar a medida "pensão na hora" até ao final de 2021.
Simplex

Simplex: pagamento das pensões "imediato"

Simplex 20-21 traz 158 novas medidas de simplificação administrativa, como o pagamento das pensões de reforma automático ou o alargamento das declarações na hora da Segurança Social
Simplex

Simplex português exportado para o Paraguai

O programa Simplex português será exportado para o Paraguai e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sendo esta a primeira vez que o Simplex vai chegar a um país desta região.
Simplex

Simplex gerou maior exigência, diz ministra

"Não fugimos dos problemas", afirmou a ministra. Mariana Vieira da Silva frisa que as novas medidas do Simplex vão reduzir reduzir custos e "atrasos significativos" e melhorar vida dos cidadãos.
Simplex

Simplex no Explicador. Envie as suas perguntas

No dia em que são anunciadas as novas medidas do Simplex, que prevêem a renovação automática do cartão do cidadão, o advogado André Zibaia da Conceição vem ao Explicador nas Manhãs 360 da sua rádio.
Simplex

Cartão do cidadão automático e carta na hora

A renovação automática do cartão de cidadão é uma das medidas previstas no novo programa, que tem como objetivo simplificar a vida das pessoas e melhorar a eficiência na Administração Pública.
Simplex

Costa estima poupança de 1.100 milhões com Simplex

O primeiro-ministro destacou que as medidas do programa "Simplex+" significaram também "uma poupança de 490 mil horas de trabalho" para os funcionários públicos.
Simplex

Esqueça a robot Sophia, vem aí a Lola

Um robot que tira dúvidas e serve de guia nas lojas do cidadão é uma das três novidades prometidas no novo Simplex, que é apresentado esta quarta-feira
Simplex

Portugal vende Simplex ao Egipto

Portugal assina esta quinta-feira um acordo com o Egipto para exportar ferramentas técnicas para eficiência na administração pública que são parte do Simplex.
Simplex

Simplex. Onze medidas pouparam 570 milhões em 2016

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa apresentou o resultado de uma análise da Universidade Nova. Para além das empresas, o Estado também poupou 60 mil dias de trabalho.
Governo

Simplex. 112 vai detetar localização de chamadas

Georeferenciação de chamadas de emergência é uma das medidas que constam de um pacote de mais de 100 novidades que o Governo vai divulgar no lançamento do Simplex+2017, esta segunda-feira.
Simplex

Simplex. Livro de reclamações 'online'

O livro de reclamações 'online' vai ser obrigatório, numa primeira fase, nos serviços públicos essenciais, sendo posteriormente alargado a outros fornecedores de bens e de serviços públicos
Carta de condução

Cartas de condução vão poder ser renovadas online

Programa Simplex chega à renovação das cartas de condução a partir de março. Governo está a preparar leis para tornar possível renovação online e para multiplicar balcões de atendimento.
Simplex

O que muda na Carta de Condução?

O programa Simplex+ 2016 vai trazer simplificações no que diz respeito à renovação da Carta de Condução: não é preciso alterar a morada e a renovação passa a ser feita a cada 15 anos.
Governo

Governo leva o novo Simplex à Concertação Social

O Governo vai apresentar hoje o Programa Simplex aos parceiros sociais, numa reunião de Concertação Social em que será também discutido o subsídio de desemprego para os trabalhadores independentes.
Administração Pública

Simplex. Uma viagem pelas aldeias "complex"

O Governo lançou o novo Simplex para descomplicar a relação dos portugueses com o Estado. Mas o mundo digital não chega a todos. Viajámos por aldeias da Beira, onde "nada é simples, tudo é complexo".
Simplex

Validade do Cartão de Cidadão. Já há alertas

O sistema de alertas de fim do prazo de validade do Cartão de Cidadão entrou em funcionamento e no primeiro dia foram enviadas mais de 88 mil mensagens através do telemóvel.
Administração Pública

Simplex. O que muda no seu dia a dia

Bebés a sair do hospital com cartão do cidadão e médico de família, registo criminal online, carta de condução atualizada com um clique ou declaração de IRS automática. São 255 simplificações.
Governo

António Costa entrega vaca voadora a ministra

Na apresentação do novo Simplex, António Costa quis deixar uma mensagem clara: não há impossíveis. Para provar a tese, entregou uma vaca voadora à ministra da Presidência, Leitão Marques.
Simplex

Fim de entrega de IRS "é péssimo" para as IPSS

A Associação Todos com a Esclerose Múltipla questionou o Governo sobre como vai ser feita a consignação de 0,5% do IRS a favor de uma IPSS com o fim da obrigatoriedade de entrega da declaração.
Simplex

'Kit' para refugiados e Agenda de Cidadão

O programa Simplex 2016 inclui um 'kit' de acolhimento para refugiados e uma Agenda de Cidadão entre as 255 medidas, disse à Lusa fonte governamental.
Simplex

Desempregados vão ter balcão único

António Costa retoma o programa de desburocratização do Estado, a que Sócrates chamou Simplex, e apresenta hoje 255 medidas, onde se inclui um balcão único para pessoas desempregadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos