O Presidente dos Estados Unidos afirmou esta quinta-feira que a reabertura da comunicação entre as duas Coreias é “uma coisa boa”, vangloriando-se de que tal resultado se deve à posição firme de Washington em relação a Pyongyang.
“Com todos aqueles especialistas que falharam nas suas opiniões, alguém acredita verdadeiramente que as discussões e um diálogo seriam possíveis entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul se eu não fosse firme, forte e empenhado em mostrar o nosso poder contra o Norte?”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.
With all of the failed “experts” weighing in, does anybody really believe that talks and dialogue would be going on between North and South Korea right now if I wasn’t firm, strong and willing to commit our total “might” against the North. Fools, but talks are a good thing!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 4, 2018
“Tolos, mas conversações são uma coisa boa”, acrescentou na mesma mensagem, referindo-se aos “especialistas”. Na quarta-feira, Pyongyang anunciou que ia reabrir o canal de comunicações entre as duas Coreias, uma linha direta transfronteiriça (‘telefone vermelho’) que estava desligada desde 2016.
O anúncio surgiu um dia depois de ter recebido uma proposta de Seul para realizar negociações oficiais. A Coreia do Sul propôs ao regime norte-coreano a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno, que vão decorrer em fevereiro no território sul-coreano.
A proposta prevê a realização de negociações a 9 de janeiro, o primeiro encontro deste género desde 2015. Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, já tinha sugerido o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de PyeongChang.
Ainda sobre o diálogo entre as duas Coreias, a embaixadora dos Estados Unidos junto das Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou há dois dias que estas conversações corriam o risco de ser um mero “remendo” caso não abordassem a proibição “de todas as armas nucleares na Coreia do Norte”.
Nos últimos meses, o regime de Pyongyang tem realizado diversos testes de mísseis balísticos e efetuou um teste nuclear (o sexto). Em reação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs vários pacotes de sanções contra o regime norte-coreano.