776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Afinal quem é o Ricky Martin, a Loira e o Meia Branca? Paulo Blanco descodifica

Este artigo tem mais de 5 anos

O advogado Paulo Blanco diz em tribunal de quem são as alcunhas que estavam escritas nas notas do procurador Orlando Figueira. E o magistrado confirma: Ricardo Matos, Ana Bruno e Rosário Teixeira.

O advogado Paulo Blanco é arguido no caso Fizz
i

O advogado Paulo Blanco é arguido no caso Fizz

JOÃO SEGURO/OBSERVADOR

O advogado Paulo Blanco é arguido no caso Fizz

JOÃO SEGURO/OBSERVADOR

Afinal quem é o Ricky Martin, a Loira e o Meia Branca a quem o procurador Orlando Figueira se referia nas suas notas pessoais? O advogado Paulo Blanco aproveitou esta sessão de quarta-feira, no Campus de Justiça, para esclarecer. A loira será a advogada Ana Bruno, Ricky Martin o procurador Ricardo Matos e o Meia Branca o procurador Rosário Teixeira.

Mostrar Esconder

O que tem de saber sobre esta sessão

As frases do dia

“Não é verdade que Manuel Vicente desse instruções a Dr. Carlos Silva. Ele tem uma pista própria, como dizem os angolanos. O Dr. Carlos Silva não recebe ordens de ninguém. É ele que manda no banco”, disse Paulo Blanco.

“Não prometi nada ao engenheiro Manuel Vicente. Tenho conhecimento do contrato de trabalho Carlos Silva assumiu à minha frente. É a promessa que eu tenho conhecimento”, disse Paulo Blanco.

“Estas situações que se criam nos julgamentos não abonam a favor de quem as produz”, disse o juiz presidente Alfredo Costa a Orlando Figueira, depois de ele ter descodificado as suas notas pessoais, que antes tinha dito já não se lembrar.

Decisões importantes

O coletivo de juízes aceitou apenas um de vários CD que o arguido Orlando Figueira pediu para juntar ao processo. O juiz Alfredo Costa disse que o que não aceitou não tinha relevância processual, mas admitiu um CD relativamente a registos de quando trabalhava no ActivoBank. O tribunal já tinha aceitado pedir a o alargamento do período da faturação detalhada do telemóvel de Orlando Figueira entre 2012 a 2016.

Quem foi ouvido

O advogado Paulo Blanco continuou a contestar a acusação, ponto por ponto.

Quando é a próxima sessão

Quinta-feira, 1 de fevereiro.

As notas pessoais encontradas pelas autoridades no escritório de Orlando Figueira, julgado pelos crimes de corrupção, branqueamento, falsificação e violação do segredo de justiça, voltaram a ser projetadas na parede da sala de audiências do tribunal. E Orlando Figueira, que até aqui disse não se lembrar do que tinha escrito por códigos, acabou por ter um rasgo de memória. E ler tudo aquilo que não conseguiu ler antes.

— Po… Você está aqui a responder por crimes gravíssimos e o senhor dr. fez um segredo dos deuses disto… tendo criado convicção no tribunal … disse o juiz presidente, Alfredo Costa, visivelmente indignado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

— Estou aqui a fazer o mea culpa, respondeu Orlando Figueira, que pediu a palavra para explicar tudo.

O procurador acabou por ler as suas notas:

“Álvaro Sobrinho está envolvido com a Loira e com o Ricky Martin num processo de lavagem do Meia Branca.

Há ali grilos [escutas]”

Orlando Figueira explicou que na agenda fala de um encontro, a 27 de novembro, com o amigo “Alex”, o juiz Carlos Alexandre, no Centro Comercial Park, em Linda-a-Velha. Em que este lhe diz que, segundo informações de um primo que é inspetor na PJ, Orlando Figueira “está feito com Paulo Blanco e com o Estado angolano”. E mostra-lhe dois bilhetes de avião — que eram afinal da viagem que Orlando Figueira fez à Semana da Legalidade, em Luanda.

Na agenda lê-se ainda que “Ricky está envolvido na lavagem de dinheiro e até o Horta Osório [banqueiro] está a ser investigado”. O magistrado justificou que essas notas serviam por causa do megaprocesso da fraude ao Estado angolano e de possíveis “conexões”. Fala ainda de um encontro com Paulo Blanco, em que diz que o Procurador Geral angolano “foi obrigado pelo [general] Kopelipa a dizer que o Estado angolano que não queria nada da Álvaro Sobrinho, mas de Pinto Mascarenhas”.

— Estas situações que se criam nos julgamentos não abonam a favor de quem as produz, advertiu o juiz presidente Alfredo Costa.

— E já agora, o que é o A.V., encontro com A.V., perguntou o advogado Rui Patrício

— É António Vilela, jornalista da Sábado, responde Orlando Figueira.

Orlando Figueira diz que foi usado para atingir a procuradora Cândida Almeida

As duas empresas que estão a confundir a investigação

Uma chama-se Portmil e outra Rosecity. Na tese do Ministério Público (MP), estas empresas são a prova de que quem estaria por trás dos pagamentos de mais de 760 mil euros ao procurador Orlando Figueira seria Manuel Vicente, ex-vice-Presidente angolano. No entanto, em tribunal, os arguidos estão a tentar arrasar este argumento. É que, afinal, há pelos menos duas empresas chamadas Portmill e duas outras denominadas Rosecity. Estratégia da defesa ou engano do MP?

Já o procurador Orlando Figueira tinha revelado no seu depoimento que existem duas empresas Portmill. E que a acusação do MP misturava as duas. Segundo o MP, a empresa Portmill — ligada a Manuel Vicente — teria sido usada para pagar o sinal de quatro apartamentos no Estoril Sol, um deles do ex-governante angolano. Seria também a que foi usada para comprar 24% do BESAngola. Os dois negócios foram alvo de dois inquéritos no DCIAP por suspeita de corrupção e branqueamento de capitais

“A Portmill que estamos a falar é a que comprou 24% do BES Angola, porque à outra Portmill ninguém lhe consegue chegar”, disse Orlando Figueira, referindo-se à Portmill que pagou parte do sinal dos apartamentos do Estoril Sol. O procurador disse ainda estar a investigar a Portmill propriamente dita e não Manuel Vicente-

O seu co-arguido, o advogado Paulo Blanco, voltou ao tema. E explicou que a Portmill – Investimentos e Telecomunicações, SA” identificada na acusação “não é a mesma que procedeu ao adiantamento de uma tranche dos sinais”. A primeira trata-se de uma empresa de direito angolano, então acionista de referência da “UNITEL” e a segunda, Portmill-Limited, está sedeada num país estrangeiro e é acionista da Movícel”, disse. Depois mostrou transferências que demonstram tratar-se de duas entidades distintas.

Outra das empresas faladas nesta sessão foi a Rosecity, de Armindo Pires — o arguido que tem plenos poderes para representar Manuel Vicente em Portugal. A procuradora Leonor Machado puxou de um trunfo. E mandou projetar uma troca de email de funcionários do Millennium BCP.

— Nestes mails entre funcionários do BCP, um deles pergunta quem era o beneficiário da Rosecity e há outro que responde que é o engenheiro Manuel Vicente. Ou vai agora dizer-me que existem duas ou três Rosecity?, ironizou a procuradora

— Está a alegar ou a depor, perguntou o advogado Rui Patrício, que representa Armindo Pires

— A procuradora está a ler os documentos que mostram a ligação de Manuel Vicente à Rosecity, explica o juiz presidente Alfredo Costa.

— Até há três, responde Paulo Blanco.

— As Rosecity são como os Ruis, há muitas, acrescentou Rui Patrício.

E Paulo Blanco explica: existe a Rosecity Tradind SA, que pertence ao arguido Armando Pires. E existe a Rosecity Limited com sede nas ilhas Cayman.

“O Dr. Carlos Silva não recebe ordens de ninguém. É ele que manda no banco”, diz Paulo Blanco

De manhã, o advogado Paulo Blanco voltou a referir que testemunhou a proposta de trabalho do banqueiro Carlos Silva para o Banco Privado Atlântico (BPA). O arguido recusou que o banqueiro tivesse recebido ordens do ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente.

“Não prometi nada ao engenheiro Manuel Vicente. Tenho conhecimento do contrato de trabalho Carlos Silva assumiu à minha frente. É a promessa que eu tenho conhecimento”, disse Paulo Blanco.

Segundo a acusação do MP, foi Paulo Blanco quem redigiu o contrato-promessa de trabalho que serviria para ocultar pagamentos ilícitos ao procurador Orlando Figueira, para que este arquivasse processos relativos ao ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente. O MP acredita que a verdadeira origem destes pagamentos seria o ex-governante. O arguido Paulo Blanco tentou demonstrar em tribunal que, ao contrário do que refere a acusação do MP, só começou a patrocinar Manuel Vicente em dezembro de 2011, logo não poderia ter combinado nenhuma estratégia de arquivamento com o procurador Orlando Figueira — que à data prestava serviço no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) — como refere a acusação.

“Não é verdade que Manuel Vicente desse instruções a Dr. Carlos Silva. Ele tem uma pista própria, como dizem os angolanos. O Dr. Carlos Silva não recebe ordens de ninguém. É ele que manda no banco”, disse.

O arguido sublinhou que Carlos Silva “é uma figura da banca angolana, da sociedade civil angolana que é dono de um banco”. E até lembrou uma frase que este lhe disse uma vez, quando intermediou o contacto entre Orlando Figueira e Carlos Silva: “Um banqueiro só recebe um cliente para dizer que sim ou para dizer que não”, para justificar, assim, que o que o banqueiro dizia eram já decisões tomadas.

Paulo Blanco voltou a refutar a acusação, que associa o BPA à Sonangol, para justificar a ligação dos arguidos a Manuel Vicente. “A licença para abrir o banco foi lhe atribuída a ele [Carlos Silva] individualmente. É incompreensível para mim que se faça uma associação a um acionista que não é acionista, é a Sonangol, em que tem uma posição minoritária, e não se olha para os acionistas maioritários”, criticou.

O advogado recusou, até, ter feito os contratos-promessa de trabalho, assim como os contratos definitivo de de revogação, entre Carlos Silva e Orlando Figueira. “Não fiz nenhum dos três contratos. O que eu fiz foi uma minuta e uma revisão da minuta, que tinha subjacente uma vontade séria das duas partes. Sempre foi a minha convicção. Era um contrato-promessa para cumprir e não para camuflar o que quer que fosse”, reiterou.

Caso Fizz. “A verdade é só uma”, mas em julgamento já há três

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora