Óscares

Óscar de Frances McDormand roubado durante a cerimónia

Aconteceu durante a gala deste domingo. Um homem agarrou o troféu conquistado pela artista e tentou fugir com ele. Foi apanhado por um fotógrafo que recuperou a estatueta. Já foi detido pela polícia.

Getty Images

Um homem que assistia à 90ª gala dos Óscares, este domingo, roubou o troféu de “Melhor Atriz” conquistado por Frances McDormand pela sua prestação em “Três Cartazes À Beira da Estrada”. A estatueta foi recuperada por um fotógrafo que cobria o evento, mas o alegado autor do furto conseguiu escapar. A atriz entretanto terá pedido que deixassem o homem em paz mas este acabou por ser detido pela polícia de Los Angeles.

A informação foi partilhada na rede social Twitter por Cara Buckley, jornalista do The New York Times, que acompanhou o pequeno texto com uma fotografia do ecrã da máquina fotográfica de um repórter de imagem que estava no evento e que recuperou o troféu.

[Veja no vídeo os 5 momentos mais marcantes da cerimónia]

Nessa fotografia, o alegado autor do furto surge de fraque, com a estatueta na mão. A imagem terá sido captada momentos antes de o Óscar de McDormand lhe ser retirado.

A jornalista escreve que “a segurança do Governor’s Ball” estava “à procura” do homem que surge na imagem, que “agarrou o Óscar de Frances McDormand e correu com ele na mão”. Depois de ser fotografado e de lhe ser retirada a estatueta, “o tipo desapareceu de volta à ala”. A jornalista acrescenta que terá sido a própria atriz a pediu que “deixassem ir” o homem.

Entretanto, a polícia de Los Angeles revelou, através do Twitter, que o suspeito já foi detido. Terry Bryant, de 47 anos, foi encontrado pelas autoridades ainda durante a noite deste domingo.

McDormand foi a vencedora da categoria “Melhor Atriz”, pelo papel que desempenhou em “Três Cartazes à Beira da Estrada”. No discurso de aceitação do Óscar, a atriz protagonizou outro momento da noite, ao pedir a todas as mulheres que se levantem em nome da diversidade.

Se me derem a honra de ter todas as mulheres nomeadas em todas as categorias a ficarem em pé comigo nesta sala, esta noite… Meryl, se te levantares, todos se vão levantar também”, disse ao auditório.

O pedido acabou por ser alargado a toda a sala quando Meryl Streep já estava de pé.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: prainho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)